Os 100 anos do Nobel da Literatura José Saramago e da escritora Agustina Bessa-Luís vão ser comemorados na Biblioteca Municipal de Valongo. As atividades acontecem no próximo sábado 15 e estendem-se por todo o mês, com acesso gratuito.
A exposição “Voltar aos passos que foram dados – José Saramago 1922-2022”, concebida pela Fundação Saramago para assinalar o centenário do escritor português, chega a Valongo no sábado 15 e fica até ao final do ano. É a última paragem da itinerância.
Na obra “Viagem a Portugal”, Saramago escreveu: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.
Quanto à romancista nascida em Vila Meã, a homenagem do seu centenário faz-se com a palestra “Obra literária de Agustina Bessa-Luís” que conta com a participação do professor Duarte Menezes, da Universidade Sénior Rotary de Valongo e com um apontamento musical de Nyckelharpa por Aires Montenegro. Tome nota na agenda: acontece às 18.00 de sábado 15.
A participação em ambas as atividades é completamente gratuita, sendo que a participação na palestra implica inscrição. Basta escrever para biblioteca@cm-valongo.pt ou ligar para o 22 421 92 70 ou para o 939 030 527.