“Hospital dos Pequeninos” acolhe 500 crianças de Valongo

Decorre até esta quinta-feira 13 o programa “Hospital dos Pequeninos” no salão de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O objetivo é desmistificar a ideia da “bata branca” dos médicos junto dos mais pequenos. 

A edição de outono desta iniciativa, promovida pela Associação de Estudantes da FMUP em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, acolhe 500 crianças do concelho valonguense que frequentam o pré-escolar do ensino básico. 

“Pretende-se que este público-alvo perca o medo de ir ao médico e reduza a ansiedade muitas das vezes associada a este momento”, explica a organização. Como é que isto funciona? As próprias crianças assumem o papel de mãe ou pai de um boneco e levam os filhos ao médico. Lá vão encontrar a sala de triagem, onde são encaminhadas para os diferentes consultórios conforme as queixas. 

O Município de Valongo assume os encargos com o transporte, bem como a organização e a logística do evento, e a FMUP está presente através dos estudantes que assumem no “Hospital dos Pequeninos” o papel de médicos.