ADICE tem novas instalações para continuar “missão”

“É mais um sonho realizado. O Sonho Maior”, frisa Trindade Vale, presidente da direção da IPSS

A ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde – tem, desde o início do mês de agosto, instalações próprias. Depois de ter desenvolvido o seu trabalho em prol da comunidade do concelho, durante cerca de 20 anos, a partir de instalações cedidas pela Câmara Municipal de Valongo, a IPSS mudou as suas valências para a Avenida 25 de Abril, também na cidade de Valongo. A ADICE funciona diariamente, agora, na Avenida 25 de Abril, nº 45, 4440-502, Valongo.
Com a mudança de instalações, esta IPSS, uma das maiores do concelho, considera a sua presidente da direção, Trindade Vale, “garante a prossecução da sua missão e objetivo, designadamente o desenvolvimento social de Valongo, através da dinamização de diversas atividades”, em áreas como a formação e integração profissional, mas também projetos de intervenção social, prestando serviços com elevados níveis de qualidade, eficácia e eficiência. O funcionamento em instalações próprias, uma ambição de qualquer Instituição Particular de Solidariedade Social, releva a dirigente, para além de ser um orgulho, reforça o compromisso no presente e de futuro com a comunidade do concelho de Valongo. “É mais um sonho realizado. O Sonho Maior. Foi, seguramente, uma caminhada muito difícil, mas apesar dos contratempos conseguimos chegar a bom porto, porque acreditar e trabalhar são os meus principais requisitos para alcançar objetivos”, sublinha Trindade Vale.

Formação de qualidade certificada

São várias as áreas em que a ADICE se destaca no que respeita à formação, desde logo como Entidade de Formação Externa do IEFP na dinamização de Cursos de Aprendizagem, percursos de formação em alternância, que permitem obter certificação escolar e profissional, e que dão equivalência ao 12º ano e ao nível IV de qualificação profissional do Quadro Nacional de Qualificações. Nesta modalidade de dupla certificação, os/as jovens desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais, potenciadas por uma forte componente de formação prática em contexto de trabalho, necessárias ao exercício de uma atividade profissional. De salientar que os Cursos de Aprendizagem privilegiam a inserção no mercado de trabalho, tendo uma elevada taxa de empregabilidade, mas possibilitam também o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior ou para um curso de especialização tecnológica (Nível V).

Qualificação de Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade

Para além dos Cursos de Aprendizagem, a ADICE dinamiza formação no âmbito da Qualificação de Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade, em áreas como Hotelaria e Restauração – Cozinheiro/a; Secretariado e Trabalho Administrativo – Assistente Administrativo/a e Materiais (Indústrias da Madeira, Cortiça, papel, Plástico, Vidro e outros) – Carpinteiro/a de Limpos, bem como Floricultura e Jardinagem – Operador/a de Jardinagem. Os destinatários desta tipologia de formação são pessoas com deficiência e incapacidade que pretendam ingressar ou reingressar no mercado de trabalho e não possuam uma habilitação profissional compatível com o exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho ou, tendo já desenvolvido uma atividade profissional, se encontrem em situação de desemprego, inscritos nos Centros do IEFP, I.P., e pretendam aumentar as suas qualificações noutras áreas profissionais facilitadoras do seu reingresso rápido e sustentado no mercado de trabalho.
Ainda no âmbito da formação, a IPSS dinamiza o Centro Qualifica de Valongo, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Ermesinde e de Valongo, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo. O Programa Qualifica é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.
Não menos importante é a formação modular e a formação “Português Língua de Acolhimento”, um projeto que visa promover o desenvolvimento das competências sociais e profissionais dos cidadãos estrangeiros com situação regularizada, ou em processo de regularização.

Serviços de apoio social

Ainda que em instalações diferentes, a ADICE dispõe ainda de serviços de apoio social, nomeadamente os dinamizados na Comunidade de Inserção, uma infraestrutura, polivalente e integrada, que tem como objetivo promover a integração social dos indivíduos, ajudando-os na construção do seu projeto de vida, bem como no Centro Social e Comunitário da Cidade de Ermesinde, onde está instalado o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, o Espaço Jovem e o Centro de Ocupação de Tempos Livres de Ermesinde, bem como a Sala de Convívio para idosos/as. No que toca ao apoio às famílias e aos mais jovens, a ADICE dispõe de Centros de Atividades de Tempos Livres, em Balselhas (Campo), Valongo (CATL 1º de Maio) e em Sampaio (Ermesinde).
A ADICE é ainda uma das IPSS do concelho de Valongo que dinamiza respostas em parceria com a Segurança Social, como por exemplo o Protocolo RSI. Numa parceria tripartida, envolvendo Segurança Social, Ministério da Educação e Ministério da Saúde, a ADICE dispõe ainda de uma Equipa Local de Intervenção (ELI) que acompanha crianças dos 0 aos 6 anos de idade. Finalmente, a IPSS está ainda a desenvolver o projeto “Ser+Livre”, que atua numa perspetiva de prevenção e intervenção e visa prestar apoio especializado a vítimas de violência doméstica e/ou sexual nas dimensões física, psicológica, jurídica e social.
Na mudança de instalações, Maria da Trindade Vale garante o mesmo empenho e compromisso com a comunidade de Valongo. “Durante 20 anos merecemos o respeito e confiança de toda uma comunidade. Espero continuar a merecer o carinho e amizade que me transmitem. Estarei sempre aqui!”, rematou.