Decorreu no passado sábado 21 a primeira ação de plantação do projeto “Promoção da Floresta Nativa na Serra de Santa Justa”, em Valongo. A iniciativa, promovida pela promovida pela Câmara Municipal em colaboração com o CRE.Porto/projeto FUTURO e o Parque das Serras do Porto, contou com a participação de 53 voluntários.
Entre as tarefas dos voluntários, destaque para o controlo das plantas invasoras como a “tintureira”, numa parcela já plantada com espécies autóctones no ano passado. Esta tarefa “consistiu no corte de sementes, evitando a sua dispersão, e posteriormente o arranque da planta pela raiz”, descreve a autarquia.
Note-se que esta espécie, a tintureira Phitolacca americana, veio da América do Norte e foi introduzida no território português pelos fins medicinais e para utilização em tinturaria. Tem vindo a proliferar por causa da dispersão de sementes feita pelas aves, “reproduzindo-se vegetativamente por rebentos de raiz”, acrescenta a entidade responsável pela ação.
Numa próxima fase deste programa de “Promoção da Floresta Nativa na Serra da Santa Justa” será feito o controlo de continuidade da acácia e prestados cuidados de manutenção das árvores nativas plantadas.
