Grupo de Danças e Cantares de Alfena celebra 10º aniversário com festival de folclore

O 10º aniversário do Grupo de Danças e Cantares de Alfena vai ser comemorado com o espetáculo etnográfico “Dez anos pelas águas do rio Leça”. Quando? Sábado 12 de novembro, no Auditório de São Vicente, em Alfena. 

O aniversário é do Grupo de Danças e Cantares de Alfena, mas à festa juntam-se outras instituições da região como o Rancho Regional de Guifões (Matosinhos) e o Rancho Regional de São Salvador de Folgosa (Maia), mas também associações de outros pontos do país como o Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova” (Coimbra) e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca. 

No caso do grupo aniversariante, a atuação no espetáculo “Dez anos pelas águas do rio Leça” vai contar com um momento de recriação histórica com “trechos do quotidiano de finais do século XIX, inícios do século XX, das gentes de Alfena e da região envolvente”, explica o Grupo de Danças e Cantares de Alfena.

As comemorações incluem ainda a bênção do estandarte da associação na missa de domingo 13, às 11, na Igreja Matriz de Alfena. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Valongo, Junta de Freguesia de Alfena, Agrupamento de Escolas de Alfena e a Paróquia de São Vicente de Alfena, com apoio técnico da Federação do Folclore Português.