Câmara da Maia cria novo escalão social escolar

Os alunos do Município da Maia vão beneficiar de um novo apoio escolar. A medida foi aprovada pelo executivo camarário em reunião extraordinária e entra em vigor já no corrente ano letivo. O novo escalão C junta-se aos atuais escalão A e escalão B.

Este novo escalão vai ser atribuído às crianças da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da rede de escolas públicas do concelho da Maia a quem já tenha sido atribuído o escalão 3 pelas entidades oficiais para efeitos de abono de família.

Na sequência da lógica dos atuais escalões, o novo escalão C implementado na Maia concede um desconto de 25% no valor unitário das refeições escolares (o escalão A de 100% e o B de 50%). Quanto aos manuais de apoio, material escolar e visitas de estudo, os estudantes podem beneficiar dos mesmos descontos tabelados para o escalão B.

Os encarregados de educação dos alunos do 1º ciclo beneficiados com este apoio também vão ver reduzidos os encargos que lhes são imputados através da fixação de valores mensais. A estas medidas soma-se um desconto de 25% no valor do prolongamento de horário e do acolhimento (sobre o valor definido para o 3º escalão no Regulamento Municipal Aplicável à Ação Social Escolar, Atividades de Enriquecimento Curricular e ao Programa de Apoio à Família, anteriormente aprovado).

Para o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António silva Tiago, esta era uma medida necessária. “Verifica-se que este período em que vivemos, fortemente condicionado pela situação económica mundial, apresenta indicadores sociais preocupantes, nomeadamente o constante aumento dos combustíveis e o consequente aumento dos bens essenciais, razões bastantes para que tenhamos tomado esta medida que estende os apoios sociais escolares a famílias que  face à conjuntura mundial se deparam, agora, também  com dificuldades socioeconómicas”, defendeu o autarca.