Só nos primeiros seis meses do ano, a região norte do país já recebeu 11 mil milhões de euros vindos dos fundos europeus do programa Portugal 2020. A informação foi divulgada no boletim “NORTE UE – Dinâmicas dos Fundos Europeus na Região do Norte” relativa ao 1º semestre de 2022.
O boletim divulgado na semana passada contempla informação sobre a aplicação dos fundos da União Europeia no Norte de Portugal, através do programa PORTUGAL 2020. Até junho, a região viu 11 mil milhões de euros de financiamentos comunitários serem aprovados, número que representa 42% do total disponível no programa e que representa, em investimentos, 16 mil milhões de euros.
Para que serviu este dinheiro? Os fundos foram aplicados em diferentes tipologias de intervenção, mas o relatório destaca “qualificação e inovação de Pequenas e Médias Empresas (PME)”, que canalizou 14,5% do investimento total, o “ensino profissional para jovens”, com uma percentagem de 9,5%, “atividades de I&D Empresarial”, com 6,5% dos 11 mil milhões e, finalmente, “internacionalização das PME”, com 5,2% destes fundos comunitários.
Em comunicado de imprensa enviado às redações, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) esclarece que “pretende fomentar a difusão pública regular de informação clara e sintética sobre a aplicação no Norte de Portugal dos programas da União Europeia”.