De Gondomar para Lisboa. Joalharia do Carmo será montra da Filigrana nacional

Fruto de um protocolo de colaboração com Gondomar e Póvoa de Lanhoso, a Joalharia do Carmo, em Lisboa, vai passar a comercializar exclusivamente filigrana certificada. Esta parceria vai permitir a 9 ourives gondomarenses, com produção certificada, valorizar a sua própria marca e mostrar as suas criações artesanais junto do grande público.

Fundada em 1924, a Joalharia do Carmo é uma das mais antigas joalharias da capital, com uma localização privilegiada: o Chiado. Lá vão estar expostas as peças de 9 ourives gondomarenses devidamente certificados. Mas a importância desta iniciativa vai além disso.

Para a Câmara Municipal de Gondomar, “além de dar projeção nacional à filigrana artesanal e certificada, a colaboração agora assinada permite prosseguir com o esforço de salvaguarda e preservação da produção manual, valorizar o produto atribuindo mais-valias às peças certificadas e, consequentemente, o retorno direto para as Unidades Produtivas Artesanais com o esperado aumento de produção”, descreveu a entidade em comunicado enviado à imprensa.

A parceria junta os municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso, enquanto entidades promotoras da certificação Filigrana de Portugal, mas também conta com o apoio da A.Certifica, organismo de certificação.

A cerimónia que oficializou a parceria contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, da Vereadora com o Pelouro do Turismo, Sandra Almeida, da Diretora do CINDOR, Eunice Neves, tendo também marcado presença os filigraneiros e enchedeiras que veem reconhecida e dignificada a sua arte.