Em Aguiar de Sousa há um apiário pedagógico onde pode fazer formação gratuita de apicultura
O projeto “Cá Paredes” nasceu em julho deste ano e vai estender-se até novembro. As aulas são dadas num apiário pedagógico criado pelo Município na freguesia de Aguiar do Sousa, em Paredes.
“No sentido de recuperar as tradições, este projeto nasceu com o principal objetivo de formar (num apiário disponibilizado pelo Município) pessoas com interesse pela apicultura e pretendam iniciar essa atividade, ou quem pretenda melhorar as técnicas na sua atividade de apicultor, tirando o máximo de rendimento e proveito das suas colmeias”, explica a autarquia no boletim do ambiente deste mês.
Graças à criação do apiário pedagógico, os alunos podem contactar, desde o início, com as colmeias em contexto prático e aprender as diferentes técnicas associadas a esta atividade. Além da vertente pedagógica, a Câmara Municipal de Paredes espera que este projeto “potencie no Município a atividade apícola, tendo em vista a salvaguarda dos valores naturais e que mantenham inalterados os valores da paisagem dessas regiões. As inscrições podem ser feitas online.
Texto Bárbara Baltarejo