Estudantes de Gondomar brilham em projeto mundial de soluções tecnológicas

Joana Magalhães, Mariana Rocha e Rita Santos formam a equipa Solvers e, acompanhadas pelo mentor professor Duarte Matos, ficaram entre as cinco melhores do mundo na sua categoria no projeto Technovation Girls. 

As alunas apresentaram o projeto “BuyLocal4SustainableFarming”, que consiste numa aplicação móvel que põe em contactos produtores locais e clientes, permitindo demonstrar os produtos disponíveis, fazer perguntas através de um chat e ainda fazer encomendas diretamente através da plataforma. Com isto, o objetivo é “ajudar o desenvolvimento local das comunidades e contribuir para a igualdade da sociedade, apostando na produção e consumo ambientalmente sustentáveis, bem como na promoção de trocas comerciais diretas e mais justas”, descreve a Câmara Municipal de Gondomar no site.

O Technovation Girls trata-se de um evento mundial que envolve 61 países destinado a alunas entre os 10 e os 18 anos. O desafio é que consigam apresentar propostas que envolvam tecnologia e engenharia no sentido de resolver problemas comunitários. Esta foi a primeira edição que contou com a participação das alunas de Gondomar, que contaram com o apoio do município. 

Texto Bárbara Baltarejo