Basquetebol Feminino do CPN subiu à Liga Elite

O CPN de Ermesinde conseguiu mais um brilharete no basquetebol feminino conseguindo a promoção para a Liga de Elite Nacional Feminina de Basquetebol. No sábado jogou a primeira partida para atribuição do título de campeão com o Imortal de Albufeira. As coisas não correram bem e a equipa algarvia venceu em Ermesinde.

No próximo fim de semana decorre no Algarve a segunda parte deste desafio. Se o CPN vencer no sábado haverá um tira teimas no domingo, se perder ficará por aí o brilhante trajeto das ermesindenses esta ápoca.

Na última ronda da primeira divisão, o CPN derrotou o Boa Viagem dos Açores. Primeiro no pavilhão Municipal de Ermesinde, onde aconteceu o regresso aos grandes jogos com o pavilhão repleto, e depois nos Açores. No primeiro jogo em casa do Boa Viagem o CPN perdeu, mas no seguinte conseguiu a vitória e venceu por 2-1 no conjunto dos três jogos e estava assim garantida a subida.

Agostinho Dias Pinto é o rosto da liderança.  Ouvido pelo Jornal Novo Regional, o técnico ermesindense era um homem feliz: “Estou muito contente com o que fizemos, estamos todos de parabéns”. Questionado sobre as dificuldades que encontrou o técnico referiu que “foi de facto um ano atípico, começamos praticamente do zero, há dois anos muitas atletas deixaram o clube em conflito com o antigo treinador e tivemos que fazer tudo de novo. O ano passado a equipa desceu. Tivemos de recrutar algumas jovens e as da formação consegui convence-las a ficar. Lá conseguimos fazer uma equipa, muito jovem e a ideia era não descer da primeira divisão e criar alicerces para, no próximo ano, tentar a subida. Felizmente os resultados foram aparecendo e conseguimos passar para o grupo da subida constituído pelo Imortal de Albufeira, Boa Viagem dos Açores, Queluz e Ferragudo, do Sul e do Norte CPN, o CLIP, o Coimbrões e a Sanjoanense. Ficamos em terceiro lugar e apurados para o playoff de subida. Depois do apuramento do Imortal, ficamos a disputar o outro lugar de subida com o Boa Viagem, uma equipa que anda há três anos a investir para subir e que tem tido um forte apoio do Governo Regional. Apesar de jogarmos desfalcados, a nossa atleta mais experiente lesionou-se, conseguimos vencer. A nossa média de idades é de 17 anos o que prova a capacidade de evolução que ainda temos”.

Depois desta conquista, o CPN está agora envolvido na discussão do título com o Imortal de Albufeira. O primeiro jogo é este sábado em Ermesinde, no próximo fim de semana, o CPN vai até ao Algarve para disputar um ou dois jogos. É à melhor de três e o primeiro clube que chegar às duas vitórias vence.

Para a história aqui fica o plantel do CPN: Natália Santos (capitã), Mariana Alves, Mariana Ribeiro, Ana Lages e Isisthorpe (atleta dos EUA); e as ainda juniores: Ana Pinheiro, Sara Peres, Carolina Moura, Gabriela Santos, Rita Santos, Raquel Rosas, Inês Lage, Beatriz Rodrigues e Isabela Quevedo (cubana).

A equipa técnica é liderada por Agostinho Pinto e conta ainda com Melissa Pereira (adjunta), Ricardo Pacheco (diretor), Rita Teixeira (fisioterapeuta) e Ricardo Oliveira (preparador físico).

O CPN Basquetebol consegue suportar as despesas graças ao apoio do Patrocinador Principal Imopartner, apoios da Câmara de Valongo e Junta de Ermesinde e às cotizações de atletas (cerca de 200).

Agostinho Pinto salientou ao nosso jornal o apoio da Comunidade: “viu-se no jogo em casa com o Boa Viagem e na receção à chegada dos Açores. Foi muito bom sentir o carinho de dezenas e dezenas de pessoas que estavam à nossa espera. O CPN tem uma mística muito especial e com muitas tradições”.