Clubes de Valongo também certificados. AF Porto certifica 137 entidades formadoras

A Associação de Futebol do Porto procedeu à entrega das placas e diplomas de certificação de entidade formadora, no passado sábado, no fórum da Maia. A cerimónia contou com a presença de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e Júlio Vieira, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, responsável pelo processo de certificação.

Cinco clubes do concelho de Valongo receberam o certificado, no caso o Atlético Clube Alfenense (3 estrelas FM), o SC Campo (3 estrelas FM), A UD Valonguense (2 estrela FM), o Colégio de Ermesinde (CBFF), o Dramático da Retorta (CBFF ) e o Estrelas Susanenses (CBFF), estes dois em futsal.

O vereador com o pelouro do desporto da Câmara de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, esteve presente tendo participado na entrega dos certificados e placas aos clubes do concelho. Paulo Ferreira disse ao JNR “ser muito importante que os clubes do concelho apostem na formação, uma vez que só assim poderá estar garantido o futuro dos clubes e é cada vez mais importante que as crianças e jovens ocupem os tempos livres em atividades salutares”. O autarca referiu ainda que a Câmara de Valongo vai continuar a apoiar formação em todo o desporto concelhio.
Quer o Colégio de Ermesinde, quer o GD Retorta não puderem fazer-se representar.

Num auditório que juntou dezenas de representantes dos clubes filiados na Associação de Futebol do Porto, José Neves sublinhou que o processo de certificação significa “conhecimento, segurança, confiança e credibilidade, mas sobretudo qualidade e organização no desporto”, sublinhando que “quem não cuidar do futuro terá o futuro que terá de aceitar, quando ele vier”. Precisamente em relação ao futuro, José Neves apontou à necessidade de intensificar o desenvolvimento do futebol feminino, no melhoramento de infraestruturas, recursos e implementação do digital como forma de permitir, a prazo, o recrutamento de mais talentos para o futebol. O presidente terminou, garantindo ainda aos seus filiados que poderão continuar a contar com todo o apoio da Associação de Futebol do Porto.

Mais à frente, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, começou por destacar o crescimento do processo de certificação, que vem atraindo cada vez mais clubes à medida que se vai implementando no futebol português e “o papel da subcomissão de certificação da Associação de Futebol do Porto, sem a qual este trabalho não teria sido possível”. “Se temos tido sucesso é, também, graças a este processo que faz com que sejamos reconhecidos como uma das federações de primeira linha”, destacou, antes de lançar dois reptos ao Instituto Português do Desporto e da Juventude: “Desejávamos que trabalhassem no sentido de arranjar um esquema compensatório para os clubes por este trabalho de certificação e que melhorassem em quantidade e qualidade as instalações desportivas, porque não é possível desenvolver e atrair mais atletas sem isso”. Fernando Gomes terminou, sublinhando não só o sucesso que a certificação tem tido e que outras modalidades desejam ver implementadas nos seus clubes, destacando o facto da certificação ser “o reconhecimento de maior qualidade na formação e organização dos clubes”.

Ainda antes da entrega dos certificados, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, destacou a parceria e as boas relações daquela autarquia com a Associação de Futebol do Porto (AFP), lembrando que “há muito investimos na prática desportiva como forma de alavancar o desenvolvimento da sociedade”, destacando ainda o trabalho sem precedentes da AFP, com resultados de excelência, passando ainda a elogiar o trabalho e, sobretudo, os resultados da Federação Portuguesa de Futebol, pelas recente conquista do título de campeã europeia de futsal. “Por tudo isso, a Federação Portuguesa de Futebol é hoje um caso de estudo que nos inspira a todos”. Em relação à Associação de Futebol do Porto, António Silva Tiago sublinhou a “proximidade que tem mantido com os clubes e a modernização de todos os meios necessários para o seu desenvolvimento, de modo a estar sempre na frente”.

Por fim, Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, cumprimentou os municípios pelo papel importante que têm tido, “porque sem os municípios não haveria desporto de base”. Vítor Dias destacou ainda o processo de certificação no que ele representa em termos de “partilha de responsabilidade pela formação de base, dirigismo e desenvolvimento do futebol”, lembrando que “é na formação que se transmitem valores e princípios que perduram para a vida” e que “formar um atleta é também formar um cidadão”.

Texto: Agostinho Duarte com AF Porto
Fotos Agostinho Duarte/JNR