Ermesinde – Agostinho Nunes – Chega

Declarações de Agostinho Nunes, candidato do Chega à JF de Ermesinde

Eu, Agostinho Nunes, empresário, residente em Ermesinde, aceitei este desafio porque acredito no Projecto do Chega-Valongo, para TRANSFORMAR a nossa Cidade num local apetecível para Viver, Estudar e Trabalhar.
Ermesinde tornou-se uma cidade desorganizada e sem planeamento. As zonas de maior densidade populacional apresentam-se sujas, descuidadas, com buracos nos passeios e pavimento das ruas, que se sucedem um pouco por todo o lado. A recolha de lixo é degradante e não é realizada atempadamente. O lixo amontoa-se nos passeios e junto aos contentores de depósito.
A limpeza e tratamento de jardins, pequenas praças e demais espaços públicos é insuficiente.
Nesse sentido, propomos:

  • Realizar a varredura manual e mecânica dos espaços públicos com maior frequência.
  • Recalendarizar a recolha do lixo, nomeadamente após o fim de semana.
  • Reforçar o número de equipamentos de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.
    Há anos que a R. do Mercado, o Largo do Mercado, o Mercado Municipal e o recinto da Feira de Ermesinde não são alvo de quaisquer intervenções urbanísticas.
    O Parque da Resineira, a Antiga Feira, o Skate-Parque e a Vila Beatriz, por exemplo, encontram-se praticamente ao abandono.
    É necessário requalificar estes espaços tornando-os atractivos para o usufruto da População.
    A construção desordenada traduziu-se em falta de espaços verdes e de lazer, espaços para a prática desportiva e de socialização.
    É preciso Parar e Refletir !… Ermesinde carece urgentemente de Planeamento !…
    As zonas da cidade, na envolvência da R. José Joaquim Ribeiro Teles necessitam de estudo, planeamento, discussão pública e intervenção de técnicos e urbanistas, sob pena do Centro de Ermesinde se tornar inviável em breve.
    Ao invés de novas construções nas zonas mais centrais da Cidade, torna-se necessário Reabilitar.
    A reabilitação urbana é fulcral para um crescimento consistente da cidade. Há edifícios degradados e devolutos a precisarem de intervenção.
    As Políticas Urbanas para Ermesinde deverão orientar-se no sentido de resolver os graves problemas de trânsito e estacionamento.
    O trânsito nas principais vias da cidade é caótico, nomeadamente em horas de ponta, nas ligações às A4 e A3, nos principais acessos às escolas, mas também nas principais vias estruturantes da cidade.
    Urge repensar o modelo de estacionamento.
    Pretendemos criar vias pedonais, cicláveis, e de trânsito condicionado, tornar o transporte público como prioridade em termos de mobilidade, e parques de estacionamento, eventualmente subterrâneos, em locais estratégicos e periféricos ao centro da cidade.
    Só, assim, será possível retirar progressivamente o trânsito automóvel do centro da Cidade, e devolver este à População.
    Nesse sentido, propomos:
  • Eliminar progressivamente o trânsito de algumas ruas do centro da Cidade, tornando-as pedonais e/ou de trânsito condicionado.
  • Estudar as melhores localizações para a construção de parques de estacionamento periféricos ao centro da Cidade.
  • Redefinir o sentido de trânsito de algumas artérias da Cidade, no sentido de melhorar a fluidez do mesmo.

Ermesinde necessita de um Plano Urbanístico de Expansão da Cidade, capaz de criar novas centralidades, aumentar o número de espaços verdes, de lazer e desporto, nomeadamente através da ligação da cidade ao Rio Leça.
Nesse sentido, propomos:

  • Desenvolver todos os esforços no sentido de despoluir o Rio Leça e proceder à limpeza das suas margens.
  • Requerer junto das entidades competentes medidas eficazes que evitem descargas que poluam o Rio.
  • Construir trilhos e passadiços que permitam caminhar junto ao Rio.
    Como acontece em todas as cidades entregues ao abandono, ao descuido, à falta de limpeza e à falta de planeamento, a criminalidade cresce tendencialmente.
    Ermesinde não foge à regra e a população sente-se insegura.
    Os assaltos, sobretudo durante o período da noite sucedem-se, designadamente a veículos estacionados na via pública e a estabelecimentos comerciais.
    Existem lugares e ruas mais problemáticos onde acontecem quase diariamente.
    Nesse sentido, propomos:
  • Reivindicar mais efectivos de Forças de Segurança e reforço do patrulhamento em lugares e ruas mais problemáticos.
  • Reforçar o Programa Escola-Segura, quer em meios humanos como também materiais.
  • Instalar sistemas de vídeo-vigilância em zonas mais problemáticas da Cidade, coordenados com as forças policiais e de acordo com as regras de protecção de dados.
  • Verificar, no âmbito da criação da Polícia Municipal de Valongo, de que forma poderá esta traduzir-se em mais segurança e patrulhamento na Cidade.
    Ermesinde carece de uma Política Cultural regular.
    É necessário reforçar os apoios a Associações e Clubes da Freguesia, sobretudo aos que apoiam a Formação.
    Queremos que as nossas Escolas sejam uma referência para o País.
    Continuaremos a lutar pela redução das tarifas da Água e Saneamento.

CHEGA DE ATRASAR ERMESINDE !…

Observação: As medidas apresentadas para a Freguesia de Ermesinde não podem ser dissociadas do programa para o Concelho de Valongo, na medida em que o complementam.
Temos consciência das limitações de competências de actuação das Juntas de Freguesia mas temos connosco o poder reivindicativo, sempre que se justifique, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos Ermesindenses.