Ermesinde – Hugo Peixoto – Unidos por Todos

Declarações de Hugo Peixoto, candidato do Unidos por Todos à JF de Ermesinde

HUGO PEIXOTO

Promover a proximidade da população com a sua cidade

A cidade de Ermesinde deverá focar-se nas pessoas e na sua qualidade de vida, no sentido de promover o bem-estar e a harmonia do cidadão no seu quotidiano. Desenvolver competências na freguesia que proporcionem aos cidadãos um conjunto de opções construtivas que lhe permitam usufruir da cidade na sua plenitude é um objetivo que deveremos ter em mente.
Pretendemos assim, uma cidade mais próxima das pessoas, onde os seus problemas possam ser resolvidos de forma célere e eficaz. O nosso projeto tem a ênfase nas pessoas e no seu bem-estar.
A nossa prioridade leva-nos a pensar a cidade numa única perspetiva, para com isso, idealizarmos um conjunto de medidas que serão benéficas para os cidadãos. Uma aposta mais efetiva na limpeza da cidade e na promoção da qualidade dos jardins, assim como, uma preocupação premente no que diz respeito aos espaços públicos da cidade.
AMBIENTE
As questões ambientais serão sempre uma prioridade para a nossa candidatura, no sentido em que deveremos promover a sustentabilidade ambiental e desenvolver políticas amigas do ambiente. Pretendemos assim criar, remodelar e construir espaços verdes, aproveitar espaços em abandono recorrente transformando-os assim em novos espaços verdes. Pretendemos criar um corredor ecológico nos espaços rurais e florestais da freguesia, para, por um lado promover as atividades desportivas e por outro lado alargar os espaços úteis da freguesia.
A melhoria da recolha seletiva, da recolha dos resíduos sólidos urbanos e a varredura das ruas da freguesia, é desde logo, um ponto fulcral para um melhor bem-estar e harmonioso dos cidadãos para com a cidade, por isso, este é um ponto essencial no desenvolvimento do nosso programa. Promoveremos igualmente a dinamização e a reabilitação das margens do rio Leça e, com isso, conceber atividades/lazer nas margens do rio.
AÇÃO SÉNIOR
É nosso dever e preocupação dinamizar atividades seniores da nossa freguesia, assim, desenvolveremos um programa de apoio sénior, com um acompanhamento psicológico, prestação de serviços e apoio das forças de segurança. Iremos também reforçar a dinamização de atividades de apoio aos seniores, nomeadamente com passeios culturais, desporto ao ar livre, intercâmbio entre freguesias, etc.
AÇÃO SOCIAL
Na atualidade e fruto da conjuntura internacional e nacional é imperioso um apoio mais firme e eficaz às famílias mais carenciadas da freguesia. Neste sentido, iremos dinamizar e reforçar campanhas solidárias de formas a mitigar e colmatar necessidades do dia a dia destas famílias. Será também importante uma articulação com instituições ligadas à ação social, para num caminho estreito estabelecer relações de proximidade que amenizem estas dificuldades.
DESPORTO
O desporto e a atividade física são fulcrais na harmonia e no bem-estar da população e, nesse sentido, a freguesia necessita de promover e reforçar as atividades físicas sejam elas federadas e estritamente de lazer. Aqui podemos também conjugar o desporto, com a vertente promovida por novos e/ou a requalificação dos espaços verdes da cidade.
CULTURA
Culturalmente a cidade deverá envolver as associações da cidade na promoção dos eventos, por si, preconizados. Desta forma, cria-se um ambiente cultural local que promove essas mesmas associações e as pessoas nelas envolvidas. Será também importante reforçar o apoio à festa em honra de São Lourenço e de Santa Rita, que num caminho profícuo com as respetivas organizações, desenhar o melhor projeto para que as respetivas festas elevem o orgulho da população de Ermesinde.
A freguesia requer, fruto da dinâmica estrutural e da consequente conjuntura socioeconómica, de se atualizar continuamente e perceber as verdadeiras necessidades da sua população. O comércio local é e será sempre um alavanque económico da freguesia e deveremos ter com os comerciantes da freguesia, uma postura colaborativa e de constante interação. O apoio ao comércio local e numa perspetiva concelhia deverá partir do apoio, entre outros, no pagamento do paquímetro aos clientes que frequentem o comércio local.
Ermesinde deverá reivindicar de mais e melhores oportunidades para a freguesia e, não se deixar esquecer e degradar. Atualmente a cidade de Ermesinde vive numa situação de descriminação negativa, o que promove a degradação dos espaços públicos, o que diminui a qualidade de vida de quem vive na freguesia.


Hugo Peixoto


Candidatos Elegíveis à Assembleia de Freguesia de Ermesinde:
Hugo Peixoto: Candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde; Marta Inverneiro: Candidata à Assembleia de Freguesia; Tiago Ramalho: Candidato à Assembleia de Freguesia; Carlos Mourão: Candidato à Assembleia de Freguesia; Fátima Aparício: Candidata à Assembleia de Freguesia; Catarina Barbosa: Candidata à Assembleia de Freguesia; Rui Almeida: Candidato à Assembleia de Freguesia; Fábio Moreira: Candidato à Assembleia de Freguesia; André Barbosa: Candidato à Assembleia de Freguesia; Cândida Vilas-Boas: Candidata à Assembleia de Freguesia