Campo e Sobrado – Vasco Couto – Bloco de Esquerda

Declarações de Vasco Couto, candidato do Bloco de Esquerda à JF de Campo e Sobrado

Nova Geração,
Outra Visão

O Bloco de Esquerda apresenta uma candidatura sólida com uma mentalidade jovem à Assembleia de freguesia de Campo Sobrado, com a incumbência de colocar os habitantes em primeiro lugar, incentivar à participação nas atividades locais, melhorar as condições de mobilidade e de habitação. Vasco Couto e Daniela Barros são os rostos de Campo e Sobrado na luta por uma freguesia sem desigualdades sociais e económicas onde a população se ajuda mutuamente
Para tal, destacamos seis pontos que se consideram fulcrais para o bom desenvolvimento da comunidade da freguesia:
• MAIS TRANSPORTES
A acessibilidade a todas as zonas da freguesia: farmácias, supermercados e locais de interface a outras redes de transporte, como o centro de Valongo, estações e apeadeiros é meritório nos dias de hoje. Só é possível reduzir a dependência do automóvel privado com um sistema de transporte público eficaz nos horários, que sirva toda a população.
• DAR VOZ ÀS INSTITUIÇÕES
A UF de Campo e Sobrado não pode ser vista apenas como um simples dormitório. É um facto que a comunidade mais moderna desconhece a maior parte das instituições, clubes, locais de convívio/lazer que a freguesia dispõe. Graças às redes sociais, tal é possível: através da comunicação social e implementação de um bom calendário de eventos, dar-se-á a conhecer os diversos eventos e locais. Existem diversas associações na página web da JF de Campo e Sobrado que estão inativas ou desatualizadas online: há que reforçar o investimento e apoio nas associações, sendo esta iniciativa uma forma de interligar os interesses populacionais e melhorar as atividades de lazer.
• JUVENTUDE E CULTURA
O desenvolvimento socioeconómico depende veementemente da formação de uma pessoa, daí a apresentação e incentivo à integração para uma formação condigna, em clubes e associações (banda musical, dança, escoteirismo, patinagem, ciclismo), prática de modalidades desportivas nos pavilhões municipais de Campo e Sobrado, no centro hípico e desporto escolar. As visitas culturais às serras de Valongo, Centro de Documentação de Bugiadas e Mouricadas ou ao Museu da Lousa poderão ser dinamizadas pela JF em conformidade com a comunidade escolar. O apoio à integração dos jovens na vida independente é essencial, quer no desenvolvimento do CV ou esclarecimento de questões, muitas vezes esquecidas na escola. Deste modo, contribuir-se-á para um melhor enriquecimento pessoal e coletivo.

• COMUNIDADE SÉNIOR
É necessária especial atenção às pessoas mais idosas. Urgente a reestruturação de acessos a centros de saúde, farmácias e outros serviços públicos, bem como apoio médico individualizado se necessário assim como a criação de transporte público direcionado aos mais vulneráveis. É também preciso dinamizar atividades que combatam o isolamento, tais como convívios locais, ateliês de miscelâneas índoles e o aproveitamento dos pavilhões municipais para aulas de ginástica.
• OTIMIZAR A VIA PÚBLICA
É um facto que não houve visionarismo futurístico aquando da aglomeração da via com as condutas de saneamento, o que leva a múltiplas tampas e caixas mal localizadas e inconvenientes para quem anda na estrada. Ruas sem passeios foi outro resultado do mau planeamento. Utilizar o orçamento disponível para eliminar obstáculos na via pública, assim como dotar as paragens de autocarro de abrigos será o prioritário.
• AMBIENTE MAIS VERDE
O encerramento do aterro a céu aberto de Sobrado é uma prioridade à saúde pública dos moradores residentes na sua periferia: é o alguergue de lixo de vários conselhos. Para tal, além de lutar contra o aterro, é necessário apelar e criar condições para a devida separação e reciclagem, minimizando a quantidade de lixo para inceneração. Pretende-se, também, aprimorar a recolha seletiva de lixo doméstico, promover a despoluição do Rio Ferreira, amplificar a limpeza da floresta e diversos matos e efetuar a manutenção dos corta fogos de forma a proteger o ambiente e as populações.
1º Candidato BE à Assembleia de freguesia de Campo e Sobrado


Vasco Couto