Treinador de Ermesinde com grande resultado na seleção de basquetebol sub 18

Treinada pelo ermesindense Agostinho Pinto, a Seleção Nacional de sub18 femininos bateu a Croácia por 77-61 e sagrou-se vencedora do Challenger de Riga! A seleção incluia várias atletas do CPN.

Portugal completou assim um trajeto fantástico, marcado por quatro vitórias e uma derrota, e que culminou na liderança do grupo A, composto pelas congéneres croata, Letónia, Alemanha, Rússia e Roménia.

Após um primeiro quarto equilibrado (15-16), a formação lusa encetou parciais de 22-17 e 28-16, decisivos para a obtenção de um triunfo indiscutível frente a um adversário que ainda não havia perdido.

A nossa Seleção registou 11 triplos, converteu 8 dos 12 lances livres e ganhou 43 ressaltos (33 defensivos e 10 ofensivos).

No que toca à estatística individual, realce para as exibições de Gabriela Falcão (22pts, 8res, 2ast, 1rb, 1dl), Ana Furtado (16pts, 12res, 1rb), Filipa Barros (14pts, 11res, 8ast, 1rb, 1dl) e Maria Leonor Gonçalves (10pts, 3res, 3ast, 1rb).

Depois de conquistada a prova, Agostinho Pinto, selecionador nacional, deixou rasgados elogios a todo o grupo de trabalho, em declarações à FPB: “Sabíamos que teríamos de ganhar, no mínimo, por 12 pontos, para sermos primeiros classificados. Tentámos procurar este objetivo e trabalhámos para um final feliz. Conseguimos esta vitória diante de um adversário fortíssimos. Sabemos das dificuldades que significa defrontar equipas de divisão A, mas queríamos ser competitivos. Independentemente deste desfecho, há que destacar o excelente espírito das jogadoras, o fantástico trabalho e entreajuda. Não seria este jogo a manchar a prestação ao longo da competição. Uma palavra também para todo o staff que esteve comigo, que ajudou a valorizar esta conquista. Estão todos de parabéns!”, exulta.

Texto e foto: FPB