Novo ano letivo com mais cinco salas de Jardim de Infância no concelho de Valongo

O Município de Valongo e a DGEstE autorizaram a abertura de mais cinco salas de Jardim de Infância, na rede pública do Concelho de Valongo, para o próximo ano letivo de 2021/2022, a pedido dos Agrupamentos de Escolas e da Representante da Educação Pré-Escolar no Conselho Municipal de Educação. Desta forma, no próximo ano letivo, serão admitidas mais 125 crianças acabando com a lista de espera, designadamente de crianças de três anos e inscrições condicionais.

As novas salas serão abertas na Escola da Boavista, em Valongo, na Escola da Retorta, em Campo, na Escola da Codiceira, em Alfena, na Escola da Costa e na Escola de Montes da Costa, ambas em Ermesinde. Em Sobrado não há crianças em lista de espera. Desta forma é encontrada uma resposta educativa para todas as crianças do concelho.

O executivo municipal entende “ser de extrema importância, principalmente nesta crise pandémica e social em que nos encontramos, dar uma resposta a todas as famílias que procuram inscrever os seus filhos nos Jardins de Infância da rede pública do Concelho de Valongo. A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica, fundamental na aquisição dos pré-requisitos para a escolaridade obrigatória. Assim, assume-se que as crianças devem frequentar três anos de Jardim de Infância para que, numa ação preventiva, possam ter sucesso na etapa educativa seguinte”.