Quase três mil sobreiros substituem eucaliptos em terrenos serranos da Junta de Valongo

OUÇA E VEJA AQUI O VIDEO DE UMA ENTREVISTA A IVO NEVES SOBRE ESTE TEMA (CLIQUE AQUI)

Foi assinado na quarta-feira dia 24, um protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia de Valongo e a Metro do Porto, que resultará na reconversão de mais de sete hectares de eucaliptal, com plantação de 2960 sobreiros.

Deverá ter lugar no outono, época mais propícia a este tipo de operação. A Junta de Valongo, que tem participado com grande proatividade no projeto do Parque das Serras do Porto, tomou a decisão de não renovar um contrato antigo de exploração de madeira de eucalipto, estando a sua propriedade, na encosta poente da serra de Santa Justa, gradualmente a ser reconvertida para floresta nativa, com o envolvimento do Parque e do município de Valongo e contando com apoio técnico da Portucalea.

Para o presidente da Junta Ivo Neves “é importante esta aposta para deixarmos uma serra sustentável às gerações futuras” Ouça AQUI uma entrevista completa a Ivo Vale Neves

Esta área já foi palco de estudos académicos por parte de estudantes da FCUP e até de uma experiência de inoculação de touças de eucalipto com fungos, para prevenir a rebentação, numa ação promovida pelo CRE.Porto/projeto FUTURO. Em 2019 contamos com a colaboração da LIPOR na reconversão de cerca de 4 hectares, plantados com sobreiro e pinheiro-manso, na altura com cofinanciamento do Fundo Ambiental. A LIPOR continua a assegurar a manutenção da área ao abrigo do seu Programa Metro Quadrado e está inclusive a alargar a intervenção a mais 2 hectares.

Com o envolvimento da Metro do Porto, no âmbito de um projeto de compensação, vamos expandir este trabalho a mais 7,4 hectares, numa faixa que acompanha a cumeada, com largos benefícios ecológicos e paisagísticos. O comprometimento com a manutenção da área plantada é fundamental e foi também assumido por essa entidade.Este é mais um passo importante para a promoção da floresta nativa no nosso território e que demonstra a grande mais-valia de se trabalhar em parceria.