No sábado, dia 29 de janeiro, foram uma vez mais plantadas árvores pelo projeto “Futuro – o projeto de 100 000 árvores”, na Serra de Santa Justa, em Valongo.
Nesta iniciativa estiveram presentes cerca de cem voluntários do projeto Futuro e decorreu depois de uma caminhada feita pelo terreno, que serviu de aquecimento a todos os participantes.
Nesta ação estiveram também presentes a presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Cláudia Lima, acompanhada de mais dois elementos do seu executivo e com jovens da Associação de Escoteiros de Portugal, Grupo de S. Pedro da Cova, e do Agrupamento de Escuteiros 446 de Valongo.
A equipa da Câmara de Valongo, do CRE.Porto e da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto também ajudaram os participantes na plantação.
Na ação foram plantados arbustos e a árvores das espécies sobreiro (Quercus suber), carvalho-alvarinho (Quercus robur), medronheiro (Arbutus unedo), pilriteiro (Crataegus monogyna) e pinheiro-bravo (Pinus pinaster), numa área florestal com 2 hectares, propriedade da Junta de Freguesia de Valongo, que tinha sido explorada para produção de eucalipto, mas que recuperou o seu propósito e está a ser alvo de restauro ecológico.
Esta área está integrada no plano de manutenção do Programa Metro Quadrado – Programa de Manutenção de Árvores de Floresta Nativa da Lipor, que ajudará a manter o mato e as plantas invasoras controladas e o bom desenvolvimento das ações de plantação realizadas.
No fim da atividade o grupo de participantes diverso uniu-se num local e dedicou algumas horas para melhorar a paisagem à sua volta.