Percursos pedestres no Parque das Serras do Porto

Já começou a implementação da Rede de Percursos Pedestres do Parque das Serras do Porto, que contempla uma Grande Rota e 19 Pequenas Rotas de trilhos distribuídos por todo o território desta infraestrutura verde que partilha territórios de Paredes, Gondomar e Valongo.

No lançamento do projeto que teve lugar no anfiteatro do Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, participaram o atual Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, Alexandre Almeida, e os autarcas de Valongo, José Manuel Ribeiro, e de Gondomar, Marco Martins.

A rede de percursos pedestres é o primeiro equipamento de usufruto a ser implementado de forma integrada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, com a expetativa de um elevado reconhecimento e recetividade por parte da população e dos visitantes. Além da promoção territorial, será também relevante do ponto de vista da gestão desta paisagem protegida regional. No âmbito desta iniciativa, foi também apresentado o projeto de requalificação das margens dos rios Ferreira e Sousa, incluindo a execução de três Laboratórios Rio, que conta com o apoio do Fundo Ambiental. Esta iniciativa foi apresentada pelo consultor Pedro Teiga fundador da empresa Engenho e Rio. Estes dois projetos são de especial relevância para o Parque das Serras do Porto, pois irão contribuir de forma significativa para a valorização ambiental e turística desta paisagem protegida regional.