Gondomar aprova apoios escolares para o ano letivo 2024/25

CMG // DR

Numa reunião de Câmara descentralizada, realizada a 6 de setembro, no Edifício da Junta de Freguesia de Gondomar, (S.Cosme), Valbom e Jovim, o Executivo aprovou a atribuição de apoios escolares para o novo ano letivo.

O conjunto de medidas discutidas “visam reforçar a promoção da inclusão e do sucesso escolar dos alunos do concelho”, sublinhou a autarquia.

No âmbito da competência em matéria de educação, o Município aprovou as tabelas de comparticipação familiar/Ação Social Escolar relativas aos auxílios económicos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, à fruição das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) para os jardins de infância e ainda à comparticipação da autarquia no valor da refeição escolar para todos os alunos.

No plano do transporte escolar, foi aprovado o valor de mais de 600 mil euros, que contempla o transporte para os alunos, residentes no concelho, com necessidades educativas específicas que comprovadamente não possam utilizar os transportes regulares ou os transportes escolares. Paralelamente, foi tida em conta a criação de circuitos especiais sempre que os meios de transporte coletivo não satisfaçam as necessidades de transporte pela extensão da rota ou pelos tempos de espera.

Também a promoção das Atividades de Enriquecimento Circular (intituladas de AEC), nas áreas da música e desporto foi um tema em cima da mesa. O intuito é estabelecer acordos de parceria com associações sediadas em Gondomar para a prática dessas mesmas atividades, que serão implementadas nos Agrupamentos de Escolas N.º 1 de Gondomar, Valbom, Rio Tinto, Júlio Dinis, Santa Bárbara e Infanta D. Mafalda pela Associação Jubilus – Conservatório de Música de Gondomar, Ala de Nun’Álvares de Gondomar e Club 5Basket.

PUB