Gondomar anuncia ajuda de 2 milhões de euros para corporações de Bombeiros

Quartel Comandante Virgílio Pereira é o novo nome do quartel de Areosa - Rio Tinto

No passado domingo, durante as comemorações dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Areosa – Rio Tinto, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, anunciou uma ajuda de 2 milhões de euros para as corporações de Bombeiros. A informação foi avançada pelo JN

A corporação de Bombeiros Voluntários de Areosa – Rio Tinto esteve em festa no passado domingo. A propósito da comemoração dos 100 anos de atividade, a instituição foi homenageada pela autarquia com a atribuição de medalha de honra, grau ouro, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara. 

Além desta distinção, durante as comemorações foi batizada uma nova ambulância de socorro e uma mota de emergência, bem como homenageado o antigo comandante que morreu subitamente em 2019 e que dá agora nome ao Quartel Comandante Virgílio Pereira.

A cerimónia, que contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, serviu para falar sobre as dificuldades das corporações de bombeiros voluntários. Depois de ouvir os dirigentes da instituição a pedir ajuda à tutela e à autarquia para substituir duas viaturas – uma de combate a incêndios urbanos e a outra de incêndios florestais – Marco Martins tomou a palavra para anunciar novos apoios.

Para a corporação de Areosa – Rio Tinto haverá um “apoio extraordinário de 50 mil euros” e para as restantes corporações do Concelho estão previstos 2 milhões de euros. O autarca anunciou “um investimento de dois milhões de euros a serem pagos nos próximos dois anos para reequipar” as várias corporações concelhias.