[Atualização] Incêndios em Gondomar: 6 bombeiros feridos, encerradas 3 escolas, lar evacuado e estradas cortadas

Imagem de Julia Vieira via Facebook // DR

Ponto da situação dos incêndios em Gondomar às 17h45

Tendo em conta os vários incêndios ativos no concelho desde o dia de hoje, 16, a Câmara Municipal de Gondomar fez chegar às redações uma nota com o seguinte ponto da situação:

– Por precaução, e no sentido de evitar a inalação de fumo, foi evacuado o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gondomar, tendo sido retirados 30 idosos. Os idosos foram transportados para o Multiusos de Gondomar, estando acompanhados pelos técnicos do próprio Lar e pelos técnicos das áreas da saúde e da ação social da Câmara Municipal de Gondomar.

– Por precaução, e no sentido de evitar a inalação de fumo, foram evacuados três estabelecimentos de ensino – EB1 de Ramalde (S. Cosme), EB1 de Aguiar (Jovim) e Jardim de Infância de Trás da Serra (Jovim). Dos cerca de 100 alunos dos três estabelecimentos, 20 foram transportados para o Multiusos de Gondomar, tendo, entretanto, já sido recolhidos pelos encarregados de educação.

– Foram cortadas as seguintes estradas: A43 (Gondomar a Gens) e Estrada D. Miguel (entre a rotunda de acesso à A43 e Jovim).

– Em S. Cosme, há a registar uma casa devoluta ardida.

– Relativamente aos meios operacionais: 243 homens estão envolvidos no combate às chamas (137 Bombeiros Voluntários, 80 operacionais da GNR, 7 da PSP, 15 da Polícia Municipal e 4 da AFOCELCA), apoiados por 37 viaturas e 1 meio aéreo.

– Há a registar seis bombeiros feridos sem gravidade, tendo um deles sido levado para o hospital. Os restantes foram assistidos no local.

– Os incêndios encontram-se em fase de evolução, com várias frentes ativas.

– O Posto de Comando Municipal está montado no Gondomar GoldPark– Parque Tecnológico.

Em baixo a noticia publicada às 15h12

Mais de 150 operacionais estão a combater as chamas em vários locais do concelho.

Quatro incêndios estão a lavrar em Gondomar e já obrigou à mobilização de 154 operacionais para o combate às chamas, segundo o portal da Proteção Civil. Nos locais estão também 40 viaturas terrestres e um meio aéreo.

A freguesia de São Pedro da Cova é a mais fustigada pelo fogo, onde estão duas ocorrências ativas, desde as 12h24. Um foco que está a mobilizar 22 bombeiros apoiados por seis viaturas e outro de maior dimensão, onde se encontram agora 57 operacionais, apoiados por 17 viaturas e um meio aéreo.

A preocupação passa também por um incêndio que deflagrou em São Cosme/Jovim, a partir da 13h02. No local estão 58 bombeiros apoiados por 12 meios terrestres. Ao que o JNR apurou, foram ainda retiradas pessoas das casas mais próximas ao local do incêndio. Há ainda um fogo de menor dimensão, num povoamento florestal que mobilizou mais 12 operacionais e três viaturas.

A tarde está complicada no concelho de Gondomar, a Proteção Civil viu-se também obrigada a cortar estradas. A circulação da Autoestrada A43 e a Estrada D. Miguel, estão neste momento cortadas ao trânsito.

Marco Martins, presidente do Município de Gondomar e Bombeiro, escreveu há instantes no Facebook que a “A43 está cortada a partir do nó de Gondomar Este”, que a Estrada “D. Miguel está cortada entre autoestrada e Jovim” e que há ainda a probabilidade de corte na N108. Pediu ainda aos cidadãos para evitar circular nestas zonas e fechar as janelas das casas.

PUB