Padre Macedo homenageado pela Câmara na hora da despedida

O Padre José Manuel Macedo, ex-pároco de Campo e agora ao serviço em Gondomar, vai ser homenageado com a Medalha de Mérito do Município de Valongo no sábado, dia 22 de agosto. A proposta da iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara.

“Pretendemos com a atribuição da Medalha de Mérito ao Padre José Manuel Macedo demonstrar a merecida gratidão pelo serviço que prestou à comunidade de Campo, em particular, e ao concelho de Valongo, em geral”, considera o autarca, enaltecendo “a abertura de espírito e a tolerância dialogante que caracterizam o Padre José Manuel Macedo, cuja dedicação ao outro e atitude desprendida dos bens materiais fizeram com que ganhasse o carinho e a confiança do povo, que sempre retribuiu em generosidade”.

O Padre José Manuel Macedo nasceu em Campanhã, Porto, a 23 de novembro de 1957. Iniciou os seus estudos em 1967 no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, acabando a sua formação sacerdotal no Seminário Maior do Porto, onde se tornou Presbítero e foi ordenado em 10 de julho de 1983. Em 1990, foi nomeado Pároco de S. Martinho de Campo, em Valongo, onde esteve ao serviço da comunidade ao longo de quase 30 anos.

Entre as marcas da sua dedicação e da sua obra, estão a construção do Centro Social e Paroquial de São Martinho de Campo; as obras de beneficiação da Capela da Chã; a reconstrução, em poucos meses, da nova Capela de Nossa Senhora da Encarnação; as obras de beneficiação da Igreja Matriz, a aquisição de um órgão de tubos (com os contributos dos paroquianos e do benemérito Francisco José Moreira Gonçalves), entre outras.

De salientar que, graças à sua amizade com Francisco José Moreira Gonçalves e à sua constante e evidente preocupação em beneficiar o povo de Campo, o Padre José Manuel Macedo conseguiu que este último doasse a Quinta do Visconde ou Quinta do Passal à Paróquia de Campo. Numa visão de total desprendimento e de dedicação ao bem-estar da comunidade, o Padre José Manuel Macedo, em representação da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho de Campo, celebrou um Contrato de Comodato com a Câmara Municipal de Valongo, com o intuito de transformar a Quinta num parque de lazer de acesso ao público em geral, com várias valências disponíveis num autêntico pulmão verde com cerca de 6 hectares, situado bem no centro da Paróquia. Concretizou-se, desta forma, o sonho de muitas pessoas, que há décadas ansiavam por poder usufruir deste magnífico local.

Foi, ainda, cedida à Câmara Municipal uma grande área de terreno desta Quinta e foi construída toda uma infraestrutura em frente à Igreja, composta por alameda, zona ajardinada e parque de estacionamento, que muito veio valorizar a freguesia de Campo.