Lipor e Centro Social de Ermesinde promovem o projeto “Repair Café”

Com uma produção crescente, os equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida são um problema atual da nossa sociedade. Na União Europeia em 2016, foram produzidos 12,3 Mt (16,6 kg/habitante) (e 44,7 Mt no mundo), sendo expectável um crescimento para mais de 52,2 Mt em 2021 no mundo (fonte: The global E-waste Monitor UNU-IAS, 2017).

Para promover a sua redução e reutilização, têm sido desenvolvidos diversos projetos e iniciativas.

A Lipor e o Centro Social de Ermesinde promovem o REPAIR CAFÉ ERMESINDE que permite à população mais carenciada, fazer reparações de pequenos eletrodomésticos e pequenos arranjos de costura, com a ajuda de voluntários. A LIPOR estabeleceu o CSE, como uma das suas parcerias (Im)Prováveis.

O responsável pelo projeto, Sérgio Garcia, de 45 anos, licenciado em Engenharia do Ambiente e responsável pela Gestão da Qualidade, Projetos e Inovação e Sustentabilidade no CSE, refere que esta iniciativa, “gratuita e aberta ao público” é inspirada “nos princípios da Economia Circular, a partilha, o poder da comunidade e a possibilidade de realizarmos atividades que minimizam os nossos impactes ambientais”.

As sessões do REPAIR CAFÉ realizam-se nas Oficinas do Centro Social de Ermesinde e para Sérgio Garcia todas são marcantes, destacando o reconhecimento da iniciativa no portal eco.nomia.

Mas, também há desafios e o principal foi “encontrar dinamizadores com disponibilidade e com vontade para iniciar as sessões. É uma iniciativa que perseguíamos há uns anos e, de repente, surgiram três pessoas com conhecimentos e alinhadas com este Projeto, depois, foi só começar!”, revela Sérgio Garcia.

E porque os voluntários nunca são demais, Sérgio Garcia deixa um apelo “junte-se a nós e a este movimento que devolve a vida aos objetos. Repare e reutilize antes de deitar ao lixo!”