Projeto «RECICLAR É DAR +» alargado à zona de Baguim em Alfena

O Projeto de recolha de resíduos porta-aporta «RECICLAR É DAR +» vai ser alargado à zona de Baguim, em Alfena. A campanha de sensibilização dos moradores começa hoje e os contentores para a recolha de resíduos indiferenciados porta-a-porta começam a ser entregues nos domicílios no dia 13 de julho.

Com este alargamento e os que estão previstos para Ermesinde e Valongo, até ao final do ano, o município de Valongo passará a ter cerca de 10.800 alojamentos com recolha seletiva porta-a-porta, abrangendo aproximadamente 25.700 pessoas, o que representa cerca de 26% da população.

“Abra a porta à reciclagem em segurança sanitária. Serão disponibilizados todos os recursos necessários à sua adesão, com entrega de equipamentos em condições de segurança sanitária, de acordo com as exigências de saúde pública e mitigação de riscos que caracterizam a época que vivemos atualmente. Contamos com a sua colaboração!”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Face ao objetivo de alargar este serviço a toda a população do concelho, o autarca apela “à adesão e à participação na correta deposição dos resíduos, tornando este projeto num caso de sucesso e de promoção da Sustentabilidade do Território”. 

Neste projeto desenvolvido em parceria com a Lipor, destaca-se também a componente solidária, uma vez  que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo. Quanto maior for a quantidade de resíduos separados corretamente, maior será o donativo.

O projeto-piloto de Recolha Seletiva de Resíduos de Papel/Cartão, Embalagens e Vidro, iniciado em 2016, e posteriormente reforçado com a Recolha Seletiva de Resíduos Alimentares, pioneira a nível nacional.

O Município de Valongo tem trabalhado com o objetivo de aumentar a recolha de materiais recicláveis e assim cumprir as metas estabelecidas na Política Nacional em Matéria de Resíduos, aprovada pela Portaria 187-A/2014 de 17 de Setembro e de acordo com as novas orientações do PERSU 2020+.

Consulte a listagem para verificar se está abrangido pelo nova alrgamento do projeto «RECICLAR É DAR +» e em caso afirmativo contacte pelo número 800 202 099 para agendar a entrega gratuita dos contentores.

Mais informações: www.lipor.pt/darmais/