Câmara de Valongo vai distribuir 100 mil máscaras reutilizáveis à população

A Câmara Municipal de Valongo vai avançar com mais uma medida de ajuda ao combate à pandemia COVID-19.
Desta vez trata-se da distribuição por toda a população de 100 000 máscaras sociais e reutilizáveis, com o objetivo claro de pedir a toda a população que se proteja e proteja os outros, colocando sempre e em qualquer espaço público uma máscara comunitária. As máscaras começarão a ser distribuídas durante o mês de maio, anunciou hoje, em Ermesinde, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro

“Estamos muito preocupados com todo o processo de regresso a uma nova normalidade, por isso vamos pedir a toda a população que não facilite e coloque sempre uma máscara social como símbolo da resistência contra a pandemia em todo o lado. A distribuição das máscaras será feita em conjuntos de três máscaras através da caixa de correio das cinco freguesias do concelho: Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo. Se for necessário faremos ajustamentos. São máscaras reutilizáveis e laváveis, em materiais devidamente certificados pelo CITEVE e que são uma ajuda do Município para que as pessoas não tenham desculpas para não serem agentes de saúde pública”, salientou o Presidente da Câmara de Valongo, que hoje acompanhou os trabalhos de combate à pandemia em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.

“Trata-se de um elevado investimento, que está estimado em cerca de 200 mil euros, mas nesta Guerra contra a Pandemia temos um dever de tudo fazer para ajudar e ensinar a nossa comunidade a defender-se. Ninguém pode ficar desprotegido no período pós-confinamento, sob pena de se comprometerem os bons resultados entretanto alcançados pela população que ficou em casa. O uso de máscara em locais públicos protege-nos a todos e o facto de serem reutilizáveis protege o meio ambiente”, referiu o autarca.

“O regresso às diversas atividades do dia-a-dia tem de ser feito sem medo, mas com cautela e segurança máxima e isso só é possível com equipamentos de proteção individual devidamente certificados pelas autoridades de Saúde e acessíveis para todos”, frisou José Manuel Ribeiro, ressalvando que além da operação de distribuição das máscaras, a autarquia vai continuar a sensibilizar os munícipes para a importância de se manterem todas as restantes medidas de proteção, designadamente a lavagem frequente das mãos e das superfícies, a etiqueta respiratória e o distanciamento social.

Na foto: O presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, e o presidente da Junta de Ermesinde, João Morgado