COVID – 19: Centro de Rastreio da Maia já funciona

O Concelho da Maia já tem a funcionar um centro de rastreio de Covid-19. O equipamento está montado na circular do Estádio Municipal e permite fazer testes às pessoas sem que estas tenham necessidade de sair do carro. Ao final da tarde desta sexta feira, a fila de automóveis estava na Avenida D. Manuel II. No relatório da situação divulgado hoje, pela Direção Geral de Saúde, a Maia surge em 4.º lugar com 171 casos confirmados.

O Centro de Rastreio Móvel Covid-19 Maia destina-se exclusivamente aos cidadãos sinalizados e devidamente encaminhados pelas autoridades de Saúde. O acesso às instalações é controlado pela Polícia Municipal da Maia.

O centro faz a colheita gratuita de amostras nasal e faríngica e o resultado dos testes é, depois, comunicado no prazo de 24 horas, independentemente do resultado, por SMS ou e-mail.

O Centro de Rastreio Móvel Covid-19 Maia funciona de segunda a sexta feira das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Aos fins-de-semana e feriados, o horário de funcionamento é das 14h00 às 18h00.

O Centro de Rastreio Móvel Covid-19 Maia nasce de uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia, em parceria com o ACES Maia-Valongo, as Autoridades de Saúde e o laboratório Synlab.

Paralelamente, entra em funcionamento nas instalações da USF Terras da Maia uma Área Dedicada à Covid-19 (ADC), para doentes suspeitos com quadro respiratório agudo, depois da avaliação da linha Saúde 24 ou da sua Unidade de Saúde Familiar. O ADC vai funcionar 7 dias por semana, das 8h00 às 20h00.

Isabel Fernandes Moreira