Confirmado primeiro caso de Covid 19 em Valongo

A noticia publicada pelo JNR há minutos teve entretanto desenvolvimentos. Segundo fonte hospitalar, está confirmado o caso de infeção com o Covid 19 de uma mulher de cerca de 50 anos funcionária de uma empresa de Sobrado.

A empresa estava esta manhã a trabalhar normalmente, mas com este desenvolvimento, deverão ser tomadas medidas adequadas. Responsáveis da autoridade de saúde estarão a deslocar-se para a empresa neste momento. Também todo o leque de contactos da mulher, para além dos colegas de trabalho, família, amigos estará a ser contactado.

A empresa, apurou o JNR, continua a trabalhar normalmente, segundo indicação das autoridades de saúde. Os trabalhadores aguardam, a trabalhar, por mais indicações.

Entretanto o Centro de Saúde de Sobrado esteve encerrado às primeiras horas da manhã desta quinta-feira, para desinfeção, estando já a funcionar normalmente e sem qualquer problema ou impedimento.

Outro caso suspeito será o de uma mulher com cerca de 50 anos, funcionária numa escola de Felgueiras, que estará internada, sem que se conheçam os resultados dos testes entretanto já efetuados.

Há dias uma utente foi atendida, com sintomas suspeitos, no Centro de Saúde de Alfena, mas os testes efetuados resultaram negativos.

Uma vez mais fica a indicação de quem tiver os sintomas não se deve dirigir aos centros de saúde nem aos hospitais, mas sim contactar a linha de Saúde 24 através do número 808  24 24 24.

Os sintomas a ter em consideração são os seguintes: semelhantes a uma gripe, como por exemplo:

  • febre
  • tosse
  • falta de ar (dificuldade respiratória)
  • cansaço

Em casos mais graves pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e, até mesmo, levar à morte.

Por tudo isto todos os cuidados são poucos e se for colocado em quarentena ou isolamento social deve cumprir mesmo as regras e não frequentar locais com muitas pessoas como festas, praias ou hipermercados, por exemplo.

Recorde-se que têm sido divulgados cancelamentos de atividades e serviços na região. Pode ler aqui a noticia completa https://www.jornalnovoregional.pt/2020/03/eventos-suspensos-por-causa-do-coronavirus/