Mercadona recupera Fábrica de Sá em Ermesinde

Inserido na sua política de Responsabilidade Social Empresarial, a Mercadona inicia o projeto de recuperação da Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá, em Ermesinde, onde abrirá um supermercado em 2020.

Na recuperação destaca-se a manutenção da histórica fachada e da chaminé da fábrica e a criação de um jardim de utilização pública

2019 foi o ano em que abriu a primeira loja no país, a 2 de julho, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a que se seguiram outras 9, num total de 10 supermercados distribuídos pelos distritos de Porto, Braga e Aveiro. Em 2020, a Mercadona mantém o seu foco no plano de expansão, tendo já anunciado a abertura de 10 novas lojas até ao final deste novo ano.

Entre os projetos da Mercadona, em 2020, destacamos a futura loja de Ermesinde, que se instalará no espaço da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Sá, edifício de grande valor histórico para a cidade e para a sua população. A fabrica fechou portas em meados do século XX e desde então encontrava-se devoluta e num estado avançado de degradação. A Mercadona vai agora revitalizar o espaço e dar-lhe uma nova vida, preservando a história da fábrica, para que passado e presente possam conviver no quotidiano da população.

Tendo em conta a importância histórica da antiga Fábrica de Sá para os cidadãos de Ermesinde, a Mercadona, como parte da sua Política de Responsabilidade Social, vai preservar e recuperar a sua emblemática fachada e a chaminé localizada deste histórico edifício, contemplando ainda um jardim de utilização pública na área envolvente.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, “a Fábrica de Sá é uma importante memória para a cidade de Ermesinde para o concelho de Valongo. este investimento salvaguarda o nosso património histórico industrial, dando-lhe uma nova vida.

Para Joana Ribeiro, diretora de Relações Externas Norte de Portugal: “A Mercadona orgulha-se de criar projetos que acrescentam valor à Sociedade onde está inserida. Esta obra é reflexo disso mesmo, trata-se de devolver à cidade um novo espaço, preservando a memória histórica que a antiga Fábrica de Sá tem para os cidadãos de Ermesinde. Para mim pessoalmente, que nasci e sempre vivi no município de Valongo, ver esta antiga fábrica recuperada tem um significado especial”.

Veja nas imagens a seguir o antes e o depois da fachada da Fábrica de Sá.