Festival de Literatura Infantojuvenil

A Câmara Municipal de Valongo promove de 2 a 5 de maio o primeiro Festival de Literatura Infantojuvenil – Onomatopeia, o qual vai proporcionar experiências determinantes para a consolidação do gosto pela leitura e para o desenvolvimento de uma cultura estética junto dos mais novos. Este evento pretende contribuir para este esforço colocando em contacto escritores, ilustradores e os leitores, num ambiente descontraído e capaz de oferecer um interesse sólido pela leitura e expressão plástica.

“A literatura infantojuvenil é há muito tempo determinante para a criação de hábitos de leitura. Este festival é mais um contributo para a formação de uma sociedade de leitores, pensantes e críticos. Um leitor ativo é uma pessoa que também se envolve de forma diferente na vida em comunidade”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que o investimento neste festival de literatura infantojuvenil se junta à iniciativa «Ler Não Custa Nada», que passou o poder de escolher os livros a comprar para as bibliotecas públicas municipais de Valongo para a “mão” de todos os leitores inscritos na rede pública, e que permitiu passar dos 3 000 leitores em 2014 para mais de 10 000 em 2019.

“É nossa obrigação garantir e promover o acesso à leitura, por isso desde 2014 que temos vindo a investir muito na promoção da leitura, porque entendemos que ler faz-nos saber mais, sentir mais e sermos mais plenos como pessoas, como cidadãos”, frisa o autarca.

O Onomatopeia – Festival de Literatura Infantojuvenil ocorrerá em dois locais dois locais distintos: Praça Machado dos Santos – presença de escritores e ilustradores complementadas com oficinas de ilustração; Biblioteca Municipal – Exposições, Escrita Criativa, Espetáculo de Dança com temas baseados nos contos tradicionais e muito mais.

Todas as atividades são gratuitas.

A lista dos autores participantes pode ser consultada através do link: https://www.cm-valongo.pt/pages/567?event_id=1289