Hospital de Valongo vai ser base da Unidade de Hospitalização Domiciliária

A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, assinala esta quinta-feira, 2 de maio, o início do projeto de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Universitário São João, numa cerimónia com início às 10h30 no Salão Nobre do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Valongo.

O Centro Hospitalar Universitário São João criou a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) com o principal objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, uma vez que viabiliza o internamento no domicílio sob a vigilância de uma equipa de profissionais de saúde, sempre de acordo com a vontade do utente e da sua família.

A Hospitalização Domiciliária é uma alternativa ao internamento convencional e proporciona assistência clínica de modo contínuo e coordenado àqueles utentes que necessitando de apoio diferenciado, cumprem uma série de critérios clínicos, sociais e geográficos, de modo a incorporarem todas as vantagens desta resposta, com a máxima segurança.

A UHD funciona 24 horas, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano (médico e enfermeiro) e tem a sua base operacional no Hospital de Valongo.