Retorta vai disputar nacional da segunda divisão em futsal

O concelho de Valongo vai ter uma equipa a disputar os nacionais de futsal pela primeira vez. Será o GDR da Retorta que se classificou na segunda posição da Divisão de Elite Masculina da AF Porto, logo atrás do Boavista. E isto apesar de à sétima jornada de um campeonato com 26 Jornadas, ocupar o antepenúltimo lugar da classificação geral, nessa altura a 14 pts do 2º lugar. O GDR Retorta terminou com 57 pts, com vantagem de 10 pts do 3º classificado e com 129 golos marcados.
A subida aconteceu porque segundo a alínea 4 do Artigo 25º – Subidas e Descidas, do regulamento da competição, em caso de desistência antes do sorteio de um clube que tenha garantido a permanência, ou não reúnam os regulamentos de inscrição, “o preenchimento da vaga é efetuado pelo clube a indicar pela Associação Distrital ou Regional respetiva com maior número de clubes a disputar competições seniores de Futsal”, no caso como é sabido é a Associação de Futebol do Porto que indicou  o GDR da Retorta, como segundo classificado da divisão de Elite.
Na sua página do facebook o treinador Pedro Sousa afirma que “fizemos história no clube, mas principalmente no concelho de Valongo, concelho com aproximadamente 100 000 habitantes e onde existem 11 clubes, pois o GDR Retorta foi o PRIMEIRO clube um campeonato nacional de futsal”.
Diz o técnico ter “orgulho imenso no nosso trabalho, no nosso staff e fundamentalmente nos nossos atletas. O segredo? Apesar de todos nós sermos amadores, dedicamo-nos e trabalhamos como profissionais e acima de tudo fomos uma verdadeira equipa nos bons e principalmente nos maus momentos. E agora? obviamente não vivemos daquilo que fizemos, mas sim do que vamos fazer e o desafio será certamente difícil, mas aliciante”.