Ivo Vale Neves – PS – Candidato à Junta de Valongo

Foram 4 anos de trabalho intenso e empenhado em fazer de Valongo uma Cidade melhor. Mantendo um diálogo diário e próximo das pessoas e das associações conseguimos quase sempre encontrar as melhores soluções para os seus problemas. Neste mandato procuramos e creio que conseguimos, elevar o nome desta grande Cidade promovendo e privilegiando a sua história e o seu rico património cultural, natural e humano de forma a reverter uma tendência de vários anos de quase desaparecimento da memória coletiva das pessoas, daquilo que melhor fazemos e que são as nossas raízes e que a todos nós Valonguenses muito nos deve orgulhar.
Com o apoio da câmara cumprimos a promessa de trazer a Feira para o centro da cidade.
Cumprimos o compromisso de aumentar a capacidade do cemitério e aumentamo-lo em 245 novos lugares distribuídos por 89 nichos de decomposição aeróbia e 52 jazigos de família. Sem este investimento o nosso cemitério estaria atualmente sem capacidade para servir a população.
Criamos o gabinete de apoio social com programas específicos como ajuda alimentar, compra de medicação, pagamento de faturas de água, luz e gás, de forma a ter respostas próprias para as pessoas com menos recursos para encarar com dignidade o seu dia-a-dia, envolvendo essas pessoas em planos de partilha, com a criação de um banco de horas a favor da comunidade.
Criamos em colaboração com a USF Valongo e a Câmara Municipal e mais tarde com o ACES Maia/Valongo um programa de hidroterapia para seniores.
Reforçamos o investimento na educação, com o apoio às escolas básicas e jardins-de-infância, e também nas atividades de apoio à família, quer nos jardins-de-infância quer no 1ºciclo. Apesar do aumento de custos, nas escolas em que somos os responsáveis por essas atividades, apostamos em garantir a estabilização dos recursos humanos afetos a essas atividades.
Reforçamos ainda os apoios às Associações e Coletividades desportivas e culturais da freguesia.
Apostamos também em iniciativas que promovam o nosso património histórico e humano através da realização e/ou apoio a vários eventos de caráter cultural como é o caso da Festa da Regueifa e do Biscoito, das comemorações religiosas e das atividades desportivas, sobretudo das realizadas ao ar livre e em contacto com a natureza, que permitem o acesso das pessoas a estilos de vida saudável, dando a conhecer as nossas serras e a sua beleza natural. Somos das poucas cidades do país que tem uma Aldeia integrada no seu território – a magnífica Aldeia de Couce.
Requalificamos várias vias de Valongo, designadamente a ligação da rua Amaro Lopes à Av. Emídio Navarro e a recuperação da Travessa Ribeiro Cambado, que estava inacessível, assim como a quelha da Lagoa na Ilha.
Apoiamos a paróquia na reabilitação da Capela Nova do Susão, na resolução dos problemas de humidade da Igreja Matriz e na reabilitação da Capela do Senhor dos Passos e criamos novas casas de banho dignas para todos os que frequentam o nosso Cemitério incluindo para pessoas com deficiência, melhoramos as acessibilidades eliminando barreiras como as escadas criando alternativas, agora as pessoas podem utilizar um elevador para aceder ao cemitério e à Igreja.
Construímos um armazém que nos permite guardar e assim preservar em boas condições o nosso equipamento, que agora já é significativo. Este espaço tem todas as condições para que no futuro se transforme em crematório, para isso bastará na altura certa investir apenas no forno.
Criamos um atendimento personalizado, proporcionando mais conforto e privacidade a quem se dirige aos nossos serviços.
Realizamos uma profunda intervenção no interior da junta para melhor servir quem nos procura e no exterior para evitar que a qualquer momento a queda de uma pedra da cobertura ferisse alguém.
Muito foi feito mas muito ainda falta fazer. Falta uma solução definitiva para o Cemitério, que contemple um parque de estacionamento que sirva também a Igreja Matriz e que em conjunto com a câmara tentaremos solucionar neste próximo mandato.
Vamos criar mais espaços de lazer para servir as pessoas, desde as crianças aos seniores.
É ainda necessário requalificar espaços existentes e garantir que não sejam vandalizados.
Apesar de não ser competência da Junta de Freguesia, lutamos por uma linha interna de transportes que garanta uma melhor mobilidade para todas as pessoas principalmente para as que vivem em zonas mais distantes do centro da cidade.
Prestar cada vez mais um melhor serviço na limpeza urbana. No final deste ano será discutido um novo acordo e, se a atual legislação se mantiver, espero que haja um reforço nas verbas a transferir pela Câmara para as Juntas de Freguesia, pois a situação financeira do Município vai aos poucos melhorando. Tenho a certeza que no próximo mandato o atual presidente disponibilizará mais recursos de maneira a que as juntas de freguesia prestem ainda melhor os serviços de varredura das ruas, de pequenas reparações nas escolas e de manutenção de espaços verdes.
Gostava que no próximo mandato, desde que acompanhado pelos devidos recursos financeiros, pudéssemos acolher ainda mais competências, tais como as pequenas reparações em passeios.
Continuarei a fazer um trabalho empenhado, de proximidade, sempre com a minha cidade no coração.