Parque de Estacionamento na Azenha (Campo) vai apoiar quem visita o Parque das Serras do Porto

Arrancaram na terça-feira dia 17,  os trabalhos para a construção do novo Parque de Estacionamento da Azenha, em Campo.

Para o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que acompanhou o início de trabalhos “Este equipamento será um importante ponto de apoio para os visitantes do Parque das Serras do Porto, que ali poderão estacionar comodamente as suas viaturas e depois aceder a pé às Serras de Santa Justa e Pias, bem como ao vale do Rio Ferreira e à aldeia de Couce”.

Promovida pela Câmara Municipal de Valongo, esta empreitada tem um custo estimado de 215.428 Euros e o prazo de execução é de 180 dias. A área total de intervenção é de aproximadamente 9.000 m2, dos quais 5.000 m2 correspondem à área para estacionamento. No total, serão criados 81 lugares para aparcamento de veículos ligeiros, 6 dos quais destinados a pessoas com mobilidade condicionada, e 4 lugares de estacionamento para veículos pesados.

Além da criação de lugares de estacionamento, as obras incluem instalações sanitárias pré-fabricadas, posto de apoio a ciclistas, mobiliário urbano (mesas, bancos, papeleiras, bebedouro, painel informativo e totem) e espaços verdes.

O parque de estacionamento terá dois acessos distintos, um a noroeste para acesso automóvel e outro a sudoeste para acesso pedonal.

Esta é a segunda fase do projeto iniciado em 2017 e que incluiu já o alargamento da Rua de S. João, a colocação de redes de águas pluviais, a demolição de construções clandestinas e a criação de baias de estacionamento.