José Caetano – CDU – Candidato à Junta de Ermesinde

“O trabalho e a obra da CDU são reconhecidos pela sua dimensão inovadora em domínios como os da satisfação de necessidade básicas da população, de planeamento e ordenamento do território, de recuperação urbanística, de democratização do acesso à cultura e ao desporto, de ligação da escola ao meio, de valorização do espaço e ambiente urbanos e rurais” Jerónimo Sousa.
No dia 1 de Outubro, são os eleitores de Ermesinde chamados a votar para a sua autarquia. Nesse dia os eleitores vão pronunciar-se sobre os vários candidatos e propostas. É notório, e, ouvindo a população, esta denota uma descrença na política e nos políticos. Compete aos eleitos e aos que vão tentar a sua eleição demonstrar o contrário, motivando a participação da população para o acto eleitoral.
Desde o 25 de Abril que as grandes transformações do país foram efectuadas pelo poder local democrático. Com o passar dos anos foram efectuados alterações aos poderes dos executivos autárquicos. Alguns presidentes de junta passaram a exercer o seu mandato a tempo inteiro. Quando se pensava que estas alterações iriam servir para aproximar os eleitos das populações, aconteceu em alguns casos, o contrário.
É meu dever e da CDU, demonstrar que os partidos e os políticos não são todos iguais. O exercício da política tem que ser um acto nobre e, a sua função, só pode servir para reduzir as desigualdades e criar condições para o bem-estar das populações.
Sinto-me confortado quando falo com as gentes de Ermesinde e, elas me dizem que vão depositar em mim, o seu voto. Esse voto de confiança é também alicerçado numa premissa importante – vocês, da CDU, são gente séria, trabalhadora e competente .
Estou convicto, que estou preparado para desempenhar tão nobre cargo. Tenho experiência alicerçada no meu desempenho de autarca ao longo dos anos. Fui eleito na Junta de Freguesia de Ermesinde durante 25 anos, onde desempenhei o cargo de Tesoureiro, membro da assembleia e seu presidente durante 8 anos. Fui também eleito municipal.
Apresento agora, algumas das minhas propostas e da CDU, para a Cidade de Ermesinde:
Junta de Freguesia: Irei alterar e aprofundar o funcionamento do executivo. Este tem que ser um executivo colegial e activo, onde todos os seus elementos tenham responsabilidades.
Será minha intenção reduzir o valor de taxas e impostos indirectos. Em alguns casos, isentar de taxas, alguns serviços.
É minha convicção, que uma junta de freguesia é mais capaz e eficiente, se tiver os seus trabalhadores motivados. Desenvolverei esforços para melhorar as suas carreiras e condições de trabalho.
Limpeza e Higiene Pública: É notório hoje, que as ruas da cidade de Ermesinde estão calamitosas, sujas de lixo e vegetação. Aceitarei que estas tarefas continuem da responsabilidade da junta de freguesia mas com outras contrapartidas. Aumentaremos a periodicidade da varredura, corte da vegetação e tratamento dos jardins.
Transportes, Ordenamento Rodoviário: Lutarei e apresentarei propostas para o melhoramento da circulação rodoviária no eixo central da cidade. Procurarei junto das empresas de transporte uma melhor interligação entre elas e um melhor ajustamento de carreiras e horários. Iremos exigir junto da câmara municipal um estudo para que a actual “plantação” de parquímetros seja reduzida e tenha outro ordenamento.
Meio Ambiente: Continuarei na defesa das linhas de água, na sua fauna e vegetação. O rio Leça terá que continuar o seu melhoramento, no que respeita ao seu equilíbrio ecológico bem como o seu principal afluente, o rio Balsinha.
Os espaços verdes terão que ser melhorados e requalificados. Defenderemos um melhor aproveitamento da Vila Beatriz e do Parque Urbano. Iremos implementar outros jardins e espaços verdes em toda a cidade.
Ensino, Cultura e Desporto: A cidade de Ermesinde é carente de espaços escolares, de cultura e desporto. Esta constatação está reflectida no PDM em vigor. Exigirei à CMV e ao poder central a implementação dos equipamentos em falta.
Irei dinamizar um polo cultural onde o transporte ferroviário bem como outras profissões tenham a sua memória preservada. Também não esqueceremos o brinquedo tradicional, as tradições agrícolas, industriais e o património religioso.
A defesa do associativismo e o seu envolvimento com as populações e comunidade escolar não será por mim esquecido.
Acção Social: Os apoios sociais não podem ser transformados em caridade mas sim em dignidade humana. Irei lutar pela erradicação da pobreza, apoiando o emprego e a habitação social. Desenvolverei os apoios sociais e resolução das carências em coordenação e complemento com as associações de cariz social.
Tecido Empresarial: Darei o apoio ao comércio e à pequena indústria. Dinamizarei a restauração dando vida própria à cidade. Exigirei junto das entidades responsáveis, um maior rigor no licenciamento de mais superfícies comerciais. Estaremos na primeira linha na defesa do comércio tradicional.
Cara e Caro Ermesindense é tempo de mudança e de fazer a diferença. No dia 1 de Outubro conto com o vosso voto.

José Caetano
Candidato da CDU, à junta de Freguesia de Ermesinde

Nota: O artigo foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico