Encenação da primeira reunião da Câmara de Valongo

As comemorações do 180.º aniversário do Município de Valongo prosseguiram no dia 31 de março, no Museu Municipal de Valongo, com a conferência «Valongo, um Concelho com 180 Anos».

Antes da conferência, a Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra encenou, de forma que cativou a assistência, a simulação da primeira reunião do executivo, que decorreu na sacristia da Igreja de S. Mamede.

Após o apontamento teatral, teve lugar a palestra «Valongo, um Concelho com 180 anos», que incluiu as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; do historiador Joel Cleto, que abordou a «Importância do património arqueológico e imaterial de Valongo para o desenvolvimento do concelho»; e do historiador José Manuel Tedim, que se pronunciou sobre a temática «O património religioso de Valongo e seu impacto no Grande Porto».
Nesta iniciativa foi também apresentado o livro “Contributos para a história económica e social de Valongo entre 1258 e 1835” da autoria do historiador e professor catedrático, Joel Mata.
A conferência «Valongo, um Concelho com 180 anos» terminou com a apresentação da pintura mural realizada a partir de fotografias antigas do concelho, pelo artista plástico do concelho Luís Filipe Santos.