Todos os anos, Ermesinde celebra de forma frenética o período do Carnaval, e em 2025 não foi exceção. Foram cinco dias de muita cor e alegria que começou pelas crianças, claro. O Cortejo Carnavalesco com a presença de toda a Comunidade Escolar da freguesia fez a manhã dos miúdos e (também) dos graúdos que por ali passaram e ainda deu o mote para os dias seguintes de celebração.
Mais de duas mil crianças desfilaram pelas ruas de Ermesinde, no dia 28 de fevereiro, e viram o mítico João Ramboia chegar à cidade de comboio, como já seria de esperar. Com ele veio também a mulher… e a amante! Bem como a sua grande comitiva “A Oficina do Brinquedo do João”.
O ponto alto do cortejo foi a contagem decrescente para o “tiro de partida”, onde vários canhões de confetis dispararam cor e brilho.
Quem não escondeu o sorriso foi Miguel de Oliveira, presidente da Junta de Ermesinde que saiu satisfeito pela adesão ao evento, num dia também marcado pela greve da função pública. “Hoje é um dia feliz para a cidade de Ermesinde, é uma iniciativa que está a dar os primeiros passos. Este ano com esta adesão imensa, das escolas, das famílias. E a cidade de Ermesinde, é isto mesmo. Uma grande cidade, pequena em território, mas grande nas pessoas”, rematou.

Também José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara, se juntou com alegria ao cortejo carnavalesco e saudou a iniciativa: “Nós não paramos de brincar porque envelhecemos. Nós envelhecemos porque paramos de brincar. E o Carnaval ensina-nos isso. Fico muito contente [com a realização deste evento] e dou os parabéns à Junta de Ermesinde e a todas as pessoas envolvidas. Porque isto é tradição e, portanto, nós temos de alimentar as tradições.” – José Manuel Ribeiro.
Este ano, o Carnaval de Ermesinde durou até 4 de março com várias atividades ao longos dos dias. Tal como tem acontecido um pouco por todo o concelho, a ideia foi impulsionar as marcas identitárias e por esse motivo o brinquedo tradicional e a ferrovia fizeram parte do tema principal.
No sábado, João Ramboia e a sua Oficina do Brinquedo estiveram presentes no Largo da Estação com um Workshop Especial. Na Visita Oficial que decorreu no domingo, João traído pela sua emoção faleceu à vista de todos de ataque cardíaco. Seguiu-se o velório na segunda-feira e o dia mais esperado – a Queima – aconteceu terça-feira à noite.
“A Queima do João” foi organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde com a Direção Artística de André Barros Pinto e Mário Sá.
Veja AQUI um video do desfile
Texto, Video e Fotos: Rafaela Pimenta
