Aí está a 29.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Numa iniciativa da Câmara Municipal da Maia com produção, programação e direção artística do Teatro Art´Imagem, a 29ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCMaia), realiza-se de 4 a 13 de outubro, no Fórum da Maia.

A edição deste ano vai contar com a participação de 23 companhias de teatro profissional, (Portugal, Espanha, Argentina e Brasil) que durante 10 dias consecutivos vão apresentar 28 espetáculos diferentes, para todas as idades e diversificados públicos, trazendo à Maia cerca de 160 artistas, técnicos e outros profissionais do teatro, circo, música e todas as artes em geral representando a organização e produção do Festival bem como as nacionalidades, companhias e peças programadas. 

De Portugal estarão presentes 12 companhias e suas peças: Teatro do Bolhão ( A Vida…), Companhia do Chapitô (Júlio César), Trigo Limpo Teatro ACERT (Aloha!), Peripécia Teatro ( A Peça – em 4 Turnos ), O Nariz  (Agripina, a menor), Marionetas Rui Sousa (Inês é Morta e Marionetas de Circo), Ana Madureira e Vahan Kerovpyan (Espanto, uma co-produção com a FRANÇA), Contilheiras (Pata, Peta, Pita, Pota. Maria!), Sistopeia (Bom dia, Riso e Os Irmãos Fumiére), Companhia Argilaverde ( O Herói Intrépido e O Ilusionista, duas co-produções com Espanha), Teatro do Assombrado (A Burguesa e O Camponês) e o JAT – Janela Aberta Teatro (Cocktail da Evolução).

Do estrangeiro vão participar 11 companhias. De diversas Regiões de Espanha como Catalunha, País Basco, Galiza, Madrid e Castela e Leão, apresentar-se-ão 9 companhias: Yllana (War Baby), Marie de Jongh (Mr. Bo), Spasmo Teatro ( Galerias Tonteries), Jesús Puebla (Backstage e Enclowntamento), Companya La Tal (The Incridible Box), Ibuprofeno Teatro (Deadpan Karaoke), Cia Orain Bi (Mute), Anna Confetti (A La Fresca) e Luciérnagas Teatro (4000.001 Milhões de Estrelas); da Argentina estará Loco Brusca (Mr.X, uma co-produção com Espanha) e vindo do Rio de Janeiro, Brasil chegarão Júlio Adrião Produções (A Descoberta das Américas).

As peças refletem em palco as dores e as alegrias do Mundo em que vivemos, num momento que guerras atrozes afligem a humanidade e mais guerras se seguirão, basta ver a loucura da corrida aos armamentos que os governos promovem, em nome da paz e da proteção e defesa das suas nações e povos, contra outros países e populações que, afinal, todas iguais em sua humanidade.

Vão falar do amor e desamor, da vida do dia a dia e dos sonhos, da alegria que querem para bem vivermos, sempre com humor e em tons diferentes.

A programação não podia passar ao lado dos 50 anos da Revolução de Abril. Em cena vai estar uma peça que recorda os dias negros de Salazar e de outros ditadores e a luta da classe operária pelo acesso à cultura e destacar a importância do 25 de Abril na forma como o teatro português e seus profissionais aproveitaram bem a liberdade e a alegria que esta lhes proporcionou.

Pode consultar aqui a programação.

PUB

Seja o primeiro a comentar em "Aí está a 29.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.