Wallie: o novo ecoponto doméstico feito com plásticos reciclados de mesas e cadeiras em fim de vida

Fotografia: Ecoponto de paredes Wallie desenvolvido pela LIPOR // DR

Projeto foi desenvolvido pela LIPOR e apoiado pela Novo Verde.

Vencedor do concurso internacional FAMAE, em 2018, o Wallie foi concebido respeitando os princípios do ecodesign. É um ecoponto doméstico de parede desenvolvido pela LIPOR com plásticos reciclados provenientes de mesas e cadeiras em fim de vida, o que o torna totalmente reciclável. Possui 89% de material reciclado na sua composição e o seu design plano permitiu reduzir o volume da embalagem em 40%.

Este é considerado um projeto inovador que reflete a preocupação da empresa e a promoção de um estilo de vida que contribui para a sustentabilidade do planeta.

Cada Wallie suporta até 10kg e armazena um volume de até 22 litros, o que corresponde a 32 embalagens de leite espalmadas ou 12 por espalmar. Um saco interno, fornecido juntamente com o Wallie, permite o transporte dos resíduos até ao ecoponto de rua.

Fotografias: Ação sensibilização e divulgação do ecoponto Wallie // DR

O seu design moderno e funcional permite reciclar com estilo e utilizar o ecoponto como uma peça de decoração, já que é personalizável. Além disso, o Wallie foi desenvolvido para ser fixado na parede, o que possibilita aproveitar espaços livres; não dificulta a limpeza do chão; e permite ter um ponto de reciclagem em qualquer ambiente.

A Novo Verde, uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens, associou-se à divulgação do Wallie, ecoponto que será oferecido a escolas dentro do âmbito da sua campanha Geração Verdão, um programa em consonância com a Estratégia Nacional para a Educação Ambiental, premiando assim os estabelecimentos de ensino envolvidas num dos seus desafios: a Brigada Verdão, onde alunos se tornam auditores e monotorizações da separação dos resíduos da sala de aula.

PUB