Lipor promove mais de 200 ações para prevenção de resíduos

Arranca hoje, dia 20, a edição de 2021 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorrerá entre os dias 20 e 28 de novembro com o tema central Comunidades Circulares.

Na área de influência da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas cerca de 220 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana e abrangendo diferentes públicos-alvo.

Algumas das Entidades participantes são: Municípios Associados da LIPOR; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos, BIAL, Mar Shopping e Parque Nascente; Cruz Vermelha; Juntas de Freguesia; Escolas Básicas, Profissionais e Universidades; LIPOR e Cidadãos em nome individual, entre muitas outras.

20 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2021 e são muitas as atividades a acontecer.

Neste dia, a Academia LIPOR promove uma formação Reutilização: um olhar criativo sobre os resíduos, dirigidos a professores e educadores e que pretendem sensibilizar para a problemática da sustentabilidade, para a reutilização como forma de prevenção e reconhecer os resíduos como um recurso.

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim dinamiza uma sessão de sensibilização dirigida aos clientes do Mercado Municipal para hábitos de consumo mais sustentáveis com entrega de um saco reutilizável de algodão para utilização durante as compras.

Câmara Municipal de Matosinhos dinamizará nos dias 21 e 25, um workshop “Do Óleo ao Sabão, onde se ensinará a confecionar sabão comum para usos domésticos a partir de óleo usado.

No dia 22 de novembro o Centro Social de Ermesinde promove um RepairCafé.  Esta atividade visa a reparação de pequenos eletrodomésticos e/ou pequenos arranjos de costura em conjunto com os participantes, enquanto tomam um café, comem biscoitos e falam sobre a importância da reutilização de materiais, numa lógica de economia circular.

LIPOR promove a 23 de novembro o Webinar “A Prevenção: diferentes abordagens. O mesmo propósito?”, inserido no Ciclo de Webinares “Pensar e Agir, uma Agenda Mobilizadora 2030”.

Na Quinta do Passal em Gondomar, decorrerá no dia 23 de novembro um workshop “Reparar o velho, para usar de novo” cujo objetivo é recuperar vestuário démodé, evitando assim, o desperdício têxtil e no dia 24 uma oficina para recuperar resíduos invisíveis.

Neste mesmo dia, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, decorrerá a ação Alimentação sustentável e prevenção de resíduos: Workshop de Receitas Mediterrânicas. Com a colaboração de 2 nutricionistas e 1 chefe de cozinha, os participantes terão oportunidade de conhecer as características da dieta mediterrânica que a classificam como dieta sustentável e de experienciar a elaboração de algumas receitas culinárias.

Durante toda a semana, o MarShopping promoverá uma iniciativa de sensibilizar os seus visitantes para a importância de reduzir o desperdício de alimentos, convidando à doação de produtos não perecíveis e incentivando o apoio solidário às famílias carentes por meio das ONGs que as apoiam; o projeto conta ainda com a parceria do supermercado local e da loja IKEA Food;

Parque Nascente promoverá uma iniciativa lançada em julho deste ano que pretende, através da disponibilização gratuita caixas de takeaway, feitas de cartão, nos seus espaços de restauração, que os seus visitantes levem consigo o que resta das suas refeições, como forma de combater o desperdício alimentar e promover o desperdício zero.

Ainda, durante toda a Semana decorrerão ainda, ações:

  • No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os 5 temas da Prevenção de Resíduos e exposição sobre compostagem caseira;
  • Nos Municípios da Lipor estarão em exibição Muppies na via pública com a mensagem da prevenção, exposições e campanhas nos meios digitais;
  • Lipor enviará toda a sua correspondência com o selo da Prevenção e divulgará nos seus suportes digitais filmes, rubricas e mensagens de sensibilização alusivas à temática da Prevenção;
  • EcocentroMóvel fará uma itinerância pelos municípios associados da LIPOR. Consulte as datas em que este equipamento estará no seu município!

Seja o primeiro a comentar em "Lipor promove mais de 200 ações para prevenção de resíduos"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.