Gondomar assume presidência do Parque das Serras do Porto

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar sucede no cargo ao autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Marco Martins, presidente da autarquia gondomarense tomou posse como presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, na passada semana.

Na sessão, que decorreu no dia 11 de dezembro, no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, o autarca reforçou o compromisso em continuar a investir neste projeto conjunto dos Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, que comemora este ano o seu décimo aniversário.

O presidente da Câmara de Gondomar destacou que o Parque das Serras do Porto tem sido amplamente reconhecido como um exemplo de boas práticas, inspirando iniciativas congéneres noutros pontos do país, pela “simbiose criada entre o ser humano e a natureza, dando primazia à participação e envolvimento da comunidade na descoberta deste território, que constitui um legado inestimável para as gerações futuras”.

Com cerca de 6 mil hectares e já classificado como Paisagem Protegida Regional, o Parque das Serras do Porto é composto por 6 serras abrangendo território dos três municípios. Este projeto inovador, que teve início em 2014, é a primeira infraestrutura verde da Área Metropolitana do Porto, com potencial recreativo, produtivo, mineiro e desportivo, “gerador de mais-valias económicas para a população”.

PUB