Pavilhão de Fânzeres recebe o Campeonato Nacional de Esgrima entre 29 e 30 junho

Competição reunirá os melhores atletas nacionais da modalidade.

A Associação Recreativa Valboense “1º de Dezembro” em conjunto com a Federação Portuguesa de Esgrima, está a preparar para o próximo fim-de-semana, 29 e 30 de junho, o Campeonato Nacional de Esgrima Seniores. A competição vai ser realizada no Pavilhão Municipal de Fânzeres, em Gondomar.

Este evento de grande importância no calendário desportivo nacional da modalidade, reunirá os melhores atletas de esgrima do escalão sénior do país, proporcionando um espetáculo de alta competição e desportivismo.

Segundo o programa, a cerimónia de abertura está agendada para as 9h55, de sábado. Cinco minutos depois começam as provas de florete e sabre. Da parte da tarde começam as provas de espada que se prolongam até ao dia seguinte. Haverá espaço ainda para a cerimónia protocolar de entrega de medalhas no final.

A Esgrima é um desporto de combate, em que o objetivo é tocar no adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Esta modalidade já se praticava em Portugal em finais do século XIX. As primeiras competições de que há notícia ocorreram em 1899 e 1900, em Lisboa, e foram presididas pelos reis, que normalmente faziam a entrega dos prémios. Só depois do 25 de Abril, com a implementação dos planos de desenvolvimento, o desporto inicia um importante período de desenvolvimento e expansão, com a esgrima feminina a ganhar forma.

Pelas mãos de João Gomes os portugueses ganham a sua primeira medalha de ouro numa prova da Taça do Mundo. Conquistam medalhas de prata e bronze em Campeonatos da Europa de Florete e Espada, atingem lugares nas finais de Campeonatos da Europa e do Mundo e são campeões da Europa em Florete Masculino por equipas no ano 2000.

PUB