Arranca hoje campanha de identificação gratuita de gatos em Gondomar

A partir desta quarta-feira 15, o município de Gondomar está a oferecer aos munícipes a identificação eletrónica de gatos. A campanha destina-se a felinos com mais de três meses de idade e a cidadãos residentes em Gondomar.

Assim, se tem em casa um animal que precisa de ser identificado com o microchip deve agendar com antecedência mediante a disponibilidade do Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar (pode ligar para o 224 662 662). 

Os requisitos para ser abrangido por esta medida são dois: apresentar um comprovativo de morada, uma vez que a campanha se destina apenas a gondomarenses, bem como o cartão de cidadão.

Esta campanha “visa ajudar e sensibilizar a população para a importância de identificar os animais de companhia”, explica o município. A identificação, “além de contribuir para a prevenção do abandono”, “é fundamental para permitir o retorno de animais aos seus donos” em casos de desaparecimento.

De acordo com a autarquia, esta é uma iniciativa pioneira que surge numa altura em que a identificação eletrónica e o registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) é obrigatória por lei. 

Note-se que o município de Gondomar tem promovido outras campanhas de proteção animal como as campanhas de esterilização gratuitas, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica de cães.