Requalificação da Rua dos Descobrimentos e zona envolvente custou 1,1 milhão de euros.
Uma nova centralidade está a nascer em São Romão do Coronado, a requalificação da Rua dos Descobrimentos e de toda a zona envolvente surge no seguimento da aposta da Câmara Municipal da Trofa na coesão territorial e na melhoria da qualidade de vida da população, que teve um grande impulso, na Vila do Coronado, com a construção da ciclovia e de todas as infraestruturas adjacentes, entre a Estação Ferroviária de S. Romão e o Largo de Feira Nova, em S. Mamede, representando o maior investimento municipal naquela zona do concelho, até à data, cerca de 4 milhões de euros.
A Câmara Municipal, vai inaugurar o novo equipamento, no próximo dia 29 de junho, pelas 11h00, que teve um investimento de 1,1 milhão de euros.
Esta empreitada está integrada nas políticas de reabilitação e requalificação da rede viária, espaços públicos e melhoria das condições de mobilidade urbana, com a intenção de reordenar uma zona caótica de trânsito, melhorando as condições de conforto, segurança e circulação, os trabalhos contemplaram também a renovação dos pavimentos e a criação de acessos universais para cidadãos com mobilidade reduzida.
Em paralelo, foram também melhoradas as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais, distribuição de gás e telecomunicações. De forma global foi privilegiada a circulação pedonal, reduzindo a faixa viária e criando mais zonas de estacionamento, bem como o melhoramento da sinalização horizontal e vertical, além da requalificação dos espaços públicos da área envolvente com a inclusão da Rua da Costa. Para além do melhoramento, esta nova centralidade recebeu iluminação com tecnologia LED.

A par desta inauguração, vai ser também apresentado pelo Executivo as obras de requalificação do Empreendimento Habitacional de São Romão do Coronado, que tiveram como objetivo melhorar a eficiência energética dos equipamentos e proporcionar melhores condições de habitabilidade aos residentes.
As obras estruturais abrangeram as coberturas, as fachadas e os espaços comuns. Assim, foi colocado o isolamento térmico no exterior, com sistema ETICS, isolamento térmico na cobertura, a substituição das caixilharias exteriores, incluindo estores, montagem de soleiras sobre os peitoris dos vãos e colocação de grelhas de ventilação, a substituição do sistema de iluminação da área envolvente e a pintura das paredes e guardas exteriores.
Num investimento de 460 mil euros e com comparticipação do Plano de Recuperação e Resiliência, esta empreitada é mais um “projeto fundamental no sentido de melhorar a qualidade de vida e o conforto de todos os munícipes e de requalificação dos espaços públicos”, refere a autarquia.
PUB
