EntreLinhas – Festa do Ferroviário regressa mais cedo a Ermesinde

A edição deste ano foi antecipada e decorre de 17 a 19 de maio, no Parque Urbano e Fórum Cultural de Ermesinde, no Largo da Estação e na Gandra.

O EntreLinhas – Festa do Ferroviário regressa a Ermesinde para perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários.

Esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção e salvaguarda da identidade sociocultural do território e da preservação e divulgação do património ferroviário, enquanto património cultural e identitário.

Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da estação ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passageiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho e do Douro. Consciente da importância da ferrovia e dos ferroviários de Ermesinde no contexto local e nacional, o executivo municipal assumiu o património imaterial ligado aos ferroviários e à ferrovia como uma das principais marcas identitárias do município de Valongo.

“É impressionante o espírito que existe entre os ferroviários! A comunidade aderiu com enorme entusiasmo a esta grande iniciativa cultural que se realiza nos dois lados da linha-férrea que atravessa a cidade de Ermesinde, unindo os dois lados desta cidade que queremos que seja uma referência na elevação do património material e imaterial ferroviário”, salienta o Presidente da Câmara de Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, considerando que antecipação de agosto para maio permitirá uma maior participação do público em geral.

Além do seu interesse histórico e turístico, o EntreLinhas – Festa do Ferroviário serve também o propósito de promover o comboio como “o transporte do futuro”. 

“O setor ferroviário faz parte da memória e da identidade nacional, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por constituir um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, tanto para passageiros, como para mercadorias”, frisa José Manuel Ribeiro.

Conferência, Concertos e Street Food

Assim, mantendo-se como comissário do evento o deputado à Assembleia da República, José Carlos Barbosa, a programação arranca esta sexta-feira, a partir das 14h30, com a conferência “Desafios da Alta Velocidade”, no Fórum Cultural de Ermesinde.

No segundo dia do evento, destaca-se a entrega de prémios do Concurso de Fotografia do EntreLinhas, seguindo-se a Tertúlia “Histórias no comboio”, com relatos na primeira pessoa.

O programa geral inclui também animação itinerante e dinâmicas culturais variadas com espetáculos e gastronomia. De salientar também a Mostra Turística das linhas do Douro e Minho, e ainda exposições dentro e fora de portas, ligadas à dimensão material da ferrovia, mas sobretudo à sua dimensão humana e imaterial.

O EntreLinhas – Festa do Ferroviário terá também uma oferta musical para todos os gostos: no palco principal, a 17 de maio atua Cláudia Pascoal. Já no dia 18 de maio, The Happy Mess são as estrelas da noite. Para encerrar com chave de ouro, atuam os Expensive Soul, uma das bandas mais acarinhadas pelo público português. Todos os concertos iniciam pelas 22h00.

Haverá ainda um palco secundário, na zona da Gandra, onde se poderão ouvir bandas do concelho de Valongo, de estilos variados. Nesse mesmo espaço situa-se a zona de street food.

PUB