Fórum Cultural Vallis Longus acolhe III Congresso Escolha Educar

“A Pluralidade no Processo Educativo“ será o tema do evento que se realiza no próximo sábado, no Auditório António Macedo, em Valongo.

O Fórum Cultural Vallis Longus, vai ser palco do Programa III Congresso Escolha Educar, acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão da carreira docente. O evento que se realiza a 13 de abril, terá como tema “A Pluralidade no Processo Educativo“ e contará com diversos oradores conceituados que contribuem para a evolução da Educação em Portugal.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30 e a sessão de encerramento para as 17h30. Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, será a primeira oradora a entrar em cena com a apresentação “Escolas Socioemocionalmente Inteligentes”. De seguida, Alberto Rocha, presidente da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, vai construir pontes “promovendo a inclusão e a diversidade na sobredotação”. Após uma pequena pausa, David Rodrigues, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana, vai olhar para a Educação e ainda antes do almoço decorrerá ainda uma tertúlia entre estes três oradores.

A tarde começa com “Avaliação das Aprendizagens” na ótica de Louise Lima e Daniela Ferreira, pertencentes à coordenação da comunidade de práticas “Ensino e Inovação Pedagógica” e do Observatório de Vida das Escolas, respetivamente. Seguindo-se o tema “Novas Pessoas | Nova Educação”. Às 16h15, Carlos Neto, fundador da Cooperativa de Ensino “A Torre”, falará da “importância do brincar na Infância”. A ordem de trabalhos termina também com uma tertúlia.

Esta iniciativa pretende ser um ponto de encontro de partilha, reflexão e aprendizagem.

PUB