Câmara da Trofa faz balanço sobre gestão do serviço de ação social com encontro a 5 de abril

Créditos: @DR | CMT

Autarquia vai debater impacto da delegação de competências, desde que assumiu a gestão. A participação é gratuita, mas requer inscrição até ao dia 03 de abril.

Um ano depois de assumir a gestão do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), no âmbito da transferência de competências do Instituto de Segurança Social para as autarquias, na área de Ação Social, a Câmara Municipal da Trofa vai organizar, no dia 5 de abril, no Auditório do Fórum Trofa XXI, um encontro para fazer o balanço do primeiro ano de serviço.

“SAAS Trofa – Um Ano de Ação/Atividade”, tem como objetivo, segundo a autarquia, “reunir profissionais e membros do Concelho, tendo como objetivo a partilha de experiências e a identificação de estratégias para melhorar os serviços prestados”.

A manhã será dedicada aos “Constrangimentos e Impactos” enfrentados durante este período de transição, enquanto que a tarde será para destacar a “Partilha de Boas Práticas”, salientando iniciativas bem-sucedidas e soluções inovadoras implementadas no SAAS.

É intenção da autarquia Trofense que “este encontro não só permita uma análise aprofundada do impacto da descentralização na Ação Social da Trofa, mas também promova uma maior colaboração e cooperação entre os diversos intervenientes, contribuindo para uma resposta mais eficaz às necessidades do Concelho e dos trofenses”.

A participação é gratuita, mas requer inscrição até ao dia 03 de abril, assim, todos os interessados devem proceder à inscrição juntos dos serviços de Ação Social da Câmara Municipal da Trofa.

De recordar que o SAAS permitiu fortalecer o apoio às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, promovendo uma abordagem mais próxima e personalizada. Desde abril de 2023, o Município passou a gerir os contratos de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), reforçando o compromisso com a inclusão social.

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