“Rolha a Rolha Semeie a Recolha” continua a incentivar a reciclagem 

Em 2023, 2 anos após o início do projeto, já aderiram cerca de 490 estabelecimentos.

Já são 490 os estabelecimentos entre restaurantes, hotéis, cafés e padarias de alguns dos municípios associados da LIPOR, como a Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que tem levado a cabo o projeto “Rolha a Rolha Semeie a Recolha” e que tem dado um importante contributo na reciclagem das rolhas de cortiça. Em 2023, foram entregues 1200 kg de rolhas de cortiça, o que perfaz um total de 240.240.

Em comunicado, a LIPOR refere que são diversas “as vantagens ambientais associadas às rolhas de cortiça recolhidas, pois são transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badmínton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões, peças de design e de moda e uma multiplicidade de outros fins”.

Esta iniciativa, desenvolvida pela Quercus, a LIPOR e os seus Municípios Associados e que tem como objetivo incentivar a reciclagem da cortiça, visa contribuir para a reflorestação em Portugal, já que por cada 50 rolhas recolhidas, é plantada uma árvore autóctone, em parceria com a BA Glass, Corticeira Amorim e Extruplás e no âmbito do Green Cork (projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente). Neste sentido, em resultado do esforço do ano transato, os Municípios irão proceder à plantação de cerca de 4 800 árvores.

PUB