Operação Tampinhas: 25 entidades contempladas pela LIPOR

Resultado da 18.ª Fase será entregue nas próximas semanas às entidades coletivas e individuais, da iniciativa que decorreu em 2022.

A LIPOR anunciou, ontem, que vai entregar os resultados da 18.ª Fase da “Operação Tampinhas” que decorreu entre janeiro e dezembro de 2022.

A iniciativa acumulou um total de cerca de 45 toneladas de tampinhas rececionadas para reciclagem, que perfez cerca de 24.000,00 euros de receita, tendo sido contempladas 25 entidades (individuais/coletivas). O produto da venda das tampinhas reverte integralmente a favor da compra de material/equipamento ortopédico e similar para doação a Instituições e particulares.

Entre os 16 municípios contemplados destaca-se, Valongo (Associação Viver Alfena), Maia (Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica do Monte das Cruzes, Fundação Lar Evangélico Português e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrouços), Gondomar (Centro Social Paroquial de Baguim e uma utente particular) e Trofa (Muro de Abrigo – Associação de solidariedade Social do Muro, IPSS).

Espinho, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Braga, Alfandega da Fé, Celorico de Basto, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis e Paços de Ferreira, também pertencem ao leque de concelhos contemplados desta fase.

De acordo com a LIPOR, as instituições e as pessoas em nome individual foram selecionadas com base numa “análise dos pedidos que foram chegando durante o período em que decorreu a 18.ª fase, e tendo por base os critérios definidos nas Normas de Aplicação da Operação Tampinhas”, disponível em https://www.lipor.pt/pt/aproximar/operacao-tampinhas/

Com a Operação Tampinhas, a LIPOR e os seus Municípios associados incentivam a Sociedade Civil a juntar tampas em plástico para reciclagem e entregá-las na LIPOR, ou nas Instalações das Câmaras Municipais associadas, bem como em Instituições Públicas e Privadas da Região.

Esta iniciativa iniciou-se em abril de 2006 e no total das 18 fases a LIPOR já apoiou 683 Entidades e/ou pessoas em nome individual, com mais de 640 mil euros em equipamentos.

Neste momento já está a decorrer a 20.ª fase da “Operação Tampinhas” que se encontra aberta desde 22/01/2024 e termina a 31/12/2024.

PUB